Pular para o conteúdo principal

GCM IDENTIFICA CASAL QUE PICHOU A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ouro Preto encaminhou à Delegacia de Polícia Civil um casal suspeito de praticar crime contra o patrimônio público. Na quarta-feira (26), a lateral esquerda da Igreja de São Francisco de Paula, no bairro São Cristóvão, foi pichada com tinta spray.

Os suspeitos foram identificados por meio de câmeras de segurança. “Um caso lamentável. Mas, através das câmeras de segurança identificamos o veículo em flagrante”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Moisés dos Santos. O carro foi abordado no distrito de Cachoeira do Campo e, além de uma lata de tinta, foram encontradas drogas no interior dele.

O diretor do Museu de Arte Sacra, Carlos Oliveira, informou que a Paróquia Nossa Senhora do Pilar irá remover a pichação. “O Iphan vai notificar o Ministério Público Federal, e estamos aguardando a autorização da Polícia Civil para remover a tinta”, explicou. A paróquia tem investido em um sistema de monitoramento de câmeras para evitar depredação e furto nos templos religiosos.

Esses equipamentos estão integrados à Central de Monitoramento da GCM. “Possuímos uma robusta estrutura de câmeras espalhadas por toda a cidade e distritos, que contribuem na prevenção e elucidação de diversos crimes, como esse da pichação”, destacou o comandante da GCM, Jonathan Marotta.

Igreja São Francisco de Paula
Construída entre 1804 e 1898, a Igreja de São Francisco de Paula foi a última erguida em Ouro Preto no período colonial. O templo segue os padrões do barroco mineiro e do rococó, o que garante o título de patrimônio histórico do Brasil. No centro do altar encontra-se a imagem do santo padroeiro, esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. No adro da igreja, é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

*Por Marília Mesquita, com Victor Stutz, da assessoria da prefeitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/