Pular para o conteúdo principal

TRF6 MANTÉM EXIGÊNCIA DE NOTA MÍNIMA DO ENEM PARA FINANCIAMENTO ESTUDANTIL



Decisão confirma entendimento do MPF de que o Judiciário não pode interferir no mérito administrativo das regras de seleção do programa

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) confirmou a validade das normas do Ministério da Educação (MEC) que exigem nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão seguiu o parecer do Ministério Público Federal (MPF), que defendeu a legalidade da exigência da nota de corte, reiterando que o controle judicial deve se ater à verificação da legalidade do ato, sem avançar sobre o mérito administrativo.

O recurso foi interposto por um estudante que buscava garantir o financiamento em um curso de medicina, alegando que as portarias do MEC (Portarias MEC nº 209/2018 e nº 38/2021) criavam requisitos não previstos na lei federal (Lei nº 10.260/2001), como a nota de corte.

Competência do MEC - Em parecer assinado pelo procurador regional da República Patrick Salgado, o MPF argumentou que a exigência de nota mínima para acesso ao financiamento está amparada na legislação, e não extrapola a competência regulamentar do Ministério da Educação. A Lei nº 10.260/2001, que instituiu o Fies, delegou diretamente ao MEC a função de formular a política de oferta de vagas e de seleção de estudantes e de editar regulamentos para estabelecer os critérios de elegibilidade de cada modalidade do fundo.

Patrick Salgado defendeu que os critérios fixados nas portarias do MEC são indispensáveis para garantir a isonomia e a lisura no procedimento. A exigência de nota mínima prestigia aqueles com melhor desempenho e foi definida pela administração no uso de sua discricionariedade, considerando as limitações orçamentárias do programa.

Limites da atuação judicial - O MPF também destacou que a constitucionalidade da exigência de desempenho mínimo no Enem já foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em controle concentrado de constitucionalidade (ADPF 341/DF).

A Suprema Corte reconheceu a razoabilidade da exigência da nota de corte, pois atende aos princípios de moralidade, impessoalidade e eficiência que regem a Administração Pública. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também já suspendeu decisões liminares que concederam o financiamento sem a observância do critério da nota de corte, justamente pelo risco de produzir grave lesão à ordem econômica e de comprometer o orçamento do programa.

Dessa forma, o TRF6 negou o recurso, ratificando a legalidade da nota de corte do Enem como critério de classificação para o Fies.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho