segunda-feira, 13 de agosto de 2018

TRIBUNAL PLENO DO TCE RECORDA PRIMEIRA CONSELHEIRA E ACOLHE NOVO MEMBRO


Em sessão do último dia 8, os membros do Tribunal Pleno de Contas recordaram e homenagearam a saudosa conselheira Adriene Andrade, falecida prematuramente em 16 de abril deste ano. Ela foi a primeira conselheira da história do TCEMG. 

O conselheiro Sebastião Helvecio tomou a iniciativa de lembrar os colegas da biografia da primeira mulher a presidir a Corte de Contas mineira. Emocionado, ele trouxe à memória “a doçura com que tratava a todos, a alegria transmitida no sorriso, a confiança que despertava em nós”. 

Na mesma oportunidade, Helvecio apresentou à Presidência um projeto de resolução com o objetivo de denominar o segundo andar do Edifício Central Suricato, do Tribunal, como Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Conselheira Adriene Andrade. Ao receber a proposição, o presidente Cláudio Terrão afirmou que “gostaria de colocá-la logo em votação”. 

E completou: “tenho certeza que, por unanimidade, aprovaríamos a sua proposta. Mas não tenho dúvida que será apreciada muito rapidamente, apenas vamos cumprir as questões formais relacionadas à resolução. É, de fato, uma lembrança muito pertinente, carinhosa e emocionada; à qual eu também adiro”. 

Os conselheiros Wanderley Ávila, Mauri Torres, Hamilton Coelho (em substituição), Gilberto Diniz e Durval Ângelo, além do procurador Marcílio Barenco, também apoiaram as homenagens à conselheira falecida.

Estreia
Nesta sessão não faltaram também manifestações de boas-vindas ao novo conselheiro Durval Ângelo, que partiram de todos os colegas. O presidente Cláudio Terrão parabenizou-o pela posse. 

“Tomei conhecimento de que o conselheiro Durval Ângelo é estudioso da área da Filosofia e, sendo assim, eu buscarei em Heráclito, filósofo pré-socrático que tenho como referência pessoal, as palavras de boas-vindas a serem dirigidas ao nosso novo colega. Para Heráclito, a única substância imutável e permanente no universo é, numa aparente contradição ou paradoxo, a transformação. E na sua clássica lição, em síntese, ele diz que o ser é devir, é mais que um vir, é um vir a ser, é um permanente acontecer transformador. Então, eu desejo, portanto, ao conselheiro Durval Ângelo que a adaptação à sua nova missão profissional seja rápida, intensa e prazerosa. Tenho certeza que a um só tempo cada profissional desta casa irá contribuir para seu conhecimento e transformação, mas que também seremos todos transformados com a contribuição que vossa excelência traz e trará para esta casa”, disse o presidente.

Nenhum comentário: