Pular para o conteúdo principal

MP DENUNCIA PREFEITO E PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO POR CONTRATAÇÃO IRREGULAR EM IJACI


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) requerendo a condenação do prefeito e do procurador-geral do município de Ijaci, no Sul de Minas, por terem contratado um escritório de advocacia em 2017, por R$ 120 mil, sem licitação. 

Consta na denúncia que, por meio da Inexigibilidade de Licitação nº 009/2017, ao custo de 12 parcelas mensais de R$ 10 mil, para prestar serviços à Procuradoria-Geral do Município e à Secretaria de Planejamento e Gestão, o município contratou o escritório do ex-procurador-geral do município e de um ex-assessor jurídico da Câmara -, os quais haviam sido exonerados de seus respectivos cargos poucos dias antes da assinatura do contrato.

Além de simular uma falsa pesquisa de preço, inserindo no processo nomes e propostas de escritórios que não foram convidados a participar da disputa, para tentar justificar a inexigibilidade, o município argumentou que o escritório deveria apresentar notório saber, pois teria que atuar em matérias de alta complexidade no ramo de Direito Público, prestando consultoria em processos administrativos e judiciais, de primeira e segunda instâncias e nos tribunais superiores.

Mas, segundo a denúncia, os serviços demandados pela prefeitura de Ijaci são rotineiros em qualquer município, não exigindo atuação especializada. 

“O correto, portanto, seria a abertura de processo licitatório, conforme prevê a Lei de Licitações”, afirma a Procuradoria de Justiça Especializada.

O MPMG argumenta ainda que a prefeitura é dotada de assessoria jurídica própria, composta por procurador-geral e por uma advogada de carreira. “Se a Administração não apresentava condições suficientes para atender à demanda municipal, seria o caso de se ampliar o número de cargo de advogado para se adequar às necessidades locais”.

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.