Pular para o conteúdo principal

SDJR REINAUGURA 4 MONUTOS HISTÓRICOS

Na solenidade da casa mais antiga, Paulo Roberto Souza Lima, Ruth Viegas, o prefeito Nivaldo e Marcus Fróis

O prefeito Nivaldo Andrade inaugurou a revitalização de quatro monumentos históricos de São João del-Rei, nas Vertentes, recentemente reformados, através de recursos de R$1,4 milhão, oriundos do ICMS Cultural. O circuito de reinaugurações foi no dia 30 de outubro passado.

Nivaldo anunciou para breve o início da revitalização da atual fachada da sede da prefeitura, um casarão imperial de 1849. O prédio, que estava fechado desde a administração passada, sofreu reformas em suas dependências internas. Funcionam no local o gabinete do prefeito, as secretarias municipais de Governo e de Administração, e seus diversos departamentos.

Circuito
A primeira solenidade foi na casa mais antiga da cidade, na rua Santa Tereza, no centro histórico, onde estão o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e o Instituto Histórico e Geográfico. Foi construída na primeira metade do século XVIII.

A segunda solenidade foi a reinauguração da sede da Academia São-Joanense de Letras, no andar superior da Biblioteca Pública, no Largo de São Francisco de Assis. Esse casarão faz parte do complexo histórico e arquitetônico que conta também com a Casa de Bárbara Heliodora, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Bárbara nasceu nessa casa em 1759. 

Construído em 1922, a terceira reinauguração foi do Coreto Maestro João Cavalcanti, na avenida Presidente Tancredo Neves, local de apresentações artísticas e musicais, principalmente nas manhãs de domingo.

E a quarta reinauguração foi do Teatro Municipal, de 1893, na rua Hermilo Alves, no centro comercial da cidade, com a participação da artista plástica Yara Tupinambá. Yara expõe gravuras de sua autoria no andar superior, em frente do Café do Teatro.

Além do prefeito Nivaldo Andrade, as solenidades contaram com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Marcus Fróis; da secretária de Educação, Cíntia Leite; do secretário de Saúde, José Marcos; da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves; da presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio, Ruth Viegas; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Paulo Roberto Souza Lima; da presidente da Academia de Letras, Zélia Leão Terrell; e dos vereadores Professor Leonardo, Altamir Zanetti, Roberto da Bertina e Weriton Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.