Pular para o conteúdo principal

SDJR REINAUGURA 4 MONUTOS HISTÓRICOS

Na solenidade da casa mais antiga, Paulo Roberto Souza Lima, Ruth Viegas, o prefeito Nivaldo e Marcus Fróis

O prefeito Nivaldo Andrade inaugurou a revitalização de quatro monumentos históricos de São João del-Rei, nas Vertentes, recentemente reformados, através de recursos de R$1,4 milhão, oriundos do ICMS Cultural. O circuito de reinaugurações foi no dia 30 de outubro passado.

Nivaldo anunciou para breve o início da revitalização da atual fachada da sede da prefeitura, um casarão imperial de 1849. O prédio, que estava fechado desde a administração passada, sofreu reformas em suas dependências internas. Funcionam no local o gabinete do prefeito, as secretarias municipais de Governo e de Administração, e seus diversos departamentos.

Circuito
A primeira solenidade foi na casa mais antiga da cidade, na rua Santa Tereza, no centro histórico, onde estão o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e o Instituto Histórico e Geográfico. Foi construída na primeira metade do século XVIII.

A segunda solenidade foi a reinauguração da sede da Academia São-Joanense de Letras, no andar superior da Biblioteca Pública, no Largo de São Francisco de Assis. Esse casarão faz parte do complexo histórico e arquitetônico que conta também com a Casa de Bárbara Heliodora, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Bárbara nasceu nessa casa em 1759. 

Construído em 1922, a terceira reinauguração foi do Coreto Maestro João Cavalcanti, na avenida Presidente Tancredo Neves, local de apresentações artísticas e musicais, principalmente nas manhãs de domingo.

E a quarta reinauguração foi do Teatro Municipal, de 1893, na rua Hermilo Alves, no centro comercial da cidade, com a participação da artista plástica Yara Tupinambá. Yara expõe gravuras de sua autoria no andar superior, em frente do Café do Teatro.

Além do prefeito Nivaldo Andrade, as solenidades contaram com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Marcus Fróis; da secretária de Educação, Cíntia Leite; do secretário de Saúde, José Marcos; da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves; da presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio, Ruth Viegas; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Paulo Roberto Souza Lima; da presidente da Academia de Letras, Zélia Leão Terrell; e dos vereadores Professor Leonardo, Altamir Zanetti, Roberto da Bertina e Weriton Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...