Pular para o conteúdo principal

AGUANIL E ELÓI MENDES TÊM NOVOS PREFEITOS

Prefeitura de Aguanil

Os municípios de Aguanil e Elói Mendes, no Sul de Minas, têm novos prefeitos e vices, escolhidos em eleições suplementares neste domingo, 7. Os candidatos eleitos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 26 de julho.

Em Aguanil, foram eleitos José Márcio de Oliveira e Ricardo de Oliveira, do PP, com 1.498 votos (48,43% dos votos válidos). Elias Assad Abrão (DEM) e Maxsalém Trindade Firmino (PSB), da coligação A Força do Povo (DEM/PSB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 1.328 votos (42,94%). Ao todo, 3.093 eleitores foram às urnas e 814 não compareceram. Houve 70 votos em branco e 197 votos nulos.

Em Elói Mendes, os eleitos foram Paulo Roberto Belato Carvalho e José Horácio Bueno Martins (Keko), do PV, com 7.712 votos (49,42% dos votos válidos). Thiago Joel Tavares (MDB) e José Ricardo Xavier (PTB), da coligação Para Elói Mendes mudar de verdade (MDB/PTB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 6.571 votos (42,11% dos votos válidos). Compareceram às urnas 15.604 eleitores e 4.200 deixaram de votar. Foram registrados 441 votos em branco e 880 votos nulos.

Normalidade
O domingo de eleição transcorreu com normalidade nas duas cidades. A votação foi encerrada às 17h nos três locais. A totalização dos votos em Aguanil terminou às 18h42’13’’; em Elói Mendes, 19h04’22’’. Nenhuma urna eletrônica precisou ser trocada e houve apenas uma ocorrência policial em Aguanil. Uma mulher estava distribuindo botons e camisetas. Ela foi detida pela Polícia Militar, prestou depoimento ao delegado da cidade e foi liberada.

Os eleitores que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência até dia 05 de setembro de 2019 (60 dias após a eleição). Saiba mais sobre justificativa.

A eleição suplementar em Aguanil foi marcada devido à dupla vacância no Executivo municipal. O prefeito Sebastião Eloi de Souza Campos faleceu em outubro de 2017 e o vice-prefeito, Héliton Goulart Gonçalves, foi cassado (impeachment) pela Câmara Municipal em razão de infrações político-administrativas, em março de 2019.

As novas eleições em Elói Mendes ocorreram em razão de a chapa eleita em 2016 (Wiliam Cadorini e Marcos Miranda Sodré Mendes) ter sido cassada pelo TRE pela prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral, com confirmação da condenação pelo TSE em abril de 2019. O prefeito, então candidato à reeleição, realizou a 12ª EXPOEM, evento custeado pela municipalidade e que foi considerado como promoção da campanha eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/