sexta-feira, 5 de julho de 2019

ELEITORES DE AGUANIL E ELÓI MENDES VOLTAM ÀS URNAS NO DOMINGO


Neste domingo, 7, os eleitores de duas cidades do Sul de Minas voltam às urnas para eleger prefeitos e vice das cidades. A votação no dia 7 ocorrerá em Aguanil (64ª Zona Eleitoral, Campo Belo) e Elói Mendes (281ª Zona Eleitoral, de Varginha), das 8h às 17h e o voto é obrigatório.

Os eleitores, candidatos e o público em geral podem acompanhar os resultados parciais da votação, por meio do portal do TSE, no seguinte endereço eletrônico: http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html

Ao acessar a página, selecionar na aba “Eleição” (canto superior esquerdo) qual a eleição suplementar que será consultada. Em seguida, clicar o estado de Minas Gerais no mapa, e selecionar, logo abaixo, o município pesquisado. A Justiça Eleitoral recomenda que utilizem o navegador Mozilla Firefox, para melhor funcionamento do sistema.

O Disque-Eleitor (148) estará de plantão no sábado e no domingo, atendendo das 8h às 18h.

Aguanil
O município tem 3.907 eleitores que votarão no domingo para escolher entre os candidatos Elias Assad Abrão (DEM) e seu vice Maxsalem Trindade Firmino (PSB), que concorrem pela Coligação "A Força do Povo" (DEM/PSB/PSDB), e José Márcio de Oliveira e seu vice Ricardo de Oliveira, pelo Partido Progressista (PP).

Em Aguanil, o novo pleito se dará por conta da dupla vacância no Executivo municipal, ou seja, por causa não eleitoral. O prefeito Sebastião Eloi de Souza Campos faleceu em outubro de 2017 e o vice-prefeito, Héliton Goulart Gonçalves, foi cassado (impeachment) pela Câmara Municipal em razão de infrações político-administrativas, em março de 2019. Em razão desses fatos, o juiz eleitoral responsável pelo município requereu ao Tribunal que fossem realizadas novas eleições de forma direta, nos termos da Lei Orgânica do referido município. 

O município tem 12 seções eleitorais, distribuídas por quatro locais de votação. Serão utilizadas 12 urnas eletrônicas e mais oito de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 48 mesários.

Elói Mendes
Serão 19.804 eleitores que voltarão às urnas no domingo. Os candidatos são: Paulo Roberto Belato Carvalho e seu vice José Horácio Bueno Martins, pelo Partido Verde (PV), e Thiago Joel Tavares (MDB) e seu vice José Ricardo Xavier (PTB), pela Coligação "Para Elói Mendes Mudar de Verdade" (MDB/PTB/PSDB).

As novas eleições ocorrerão em razão de a chapa eleita em 2016, sendo prefeito Wiliam Cadorini e vice-prefeito Marcos Miranda Sodré Mendes, ter sido cassada pelo Tribunal Mineiro pela prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral, com confirmação da condenação pelo TSE em abril de 2019. O prefeito, então candidato à reeleição, realizou a 12ª EXPOEM, evento custeado pela municipalidade e que foi considerado como promoção da campanha eleitoral dos ora cassados. 

O município tem 55 seções eleitorais, distribuídas por nove locais de votação. Serão utilizadas 55 urnas eletrônicas e seis de contingência. Estão convocados 220 mesários para organizar a votação.

Nenhum comentário: