segunda-feira, 9 de setembro de 2019

BAIRRO DE IJACI ESTÁ SEM ÁGUA HÁ 9 DIAS

Moradores não sabem mais a quem recorrer

O município de Ijaci, no Sul de Minas, tem experimentado um grande crescimento urbano nos últimos anos. Este crescimento, aliado a intensa especulação imobiliária, se dá sobretudo após a instalação da fábrica de cimento e com o surgimento do reservatório da Usina Hidrelétrica do Funil, formando um imenso lago que banha entre outras cidades, o município de Ijaci.

Diante disso, surgiram diversos problemas, sendo que muitos ainda se encontram diante da omissão ou mesmo ineficiência por parte do poder público local. É o caso do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Ijaci. Os moradores do bairro Córrego Pintado em Ijaci, no Sul de Minas, não sabem mais o que fazer com a falta d'água em suas residências. Já são 9 dias sem água nas torneiras, o que tem dado uma enorme dor de cabeça aos moradores do bairro.

De acordo com o documento de 2018 do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ijaci (PMSB), ano que em foi proposta a revisão desse plano e ao qual o Blog O Corvo-Veloz teve acesso, a rede de abastecimento de água do município trabalha no limite de uso do sistema. O tempo de uso das tubulações, a falta de manutenção, de mais mão de obra especializada, equipamentos e materiais são os principais problemas encontrados. Em grande parte do sistema são encontradas tubulações de ferro fundido com comprometimento da vazão devido ao excesso de incrustações.

Ainda de acordo com o documento do PMSB, o dimensionamento da rede de abastecimento de água está operando no limite, podendo haver falta de abastecimento devido as falhas no fornecimento de energia elétrica por períodos  prolongados e à queima de bombas. O documento mostra que o poder público de Ijaci tem ciência dos problemas, pelo visto, nada ou pouco tem sido feito até agora para sanar os problemas, fazendo com que ocorreram situações como está vivida pelos moradores do bairro Córrego Pintado.

Os moradores do bairro relataram que nos últimos dias havia tido um problema há mais de 10 dias, sendo que a cidade inteira teria ficado sem abastecimento de água, mas somente o Córrego Pintado permanece nesta situação.

Serviço precário
A sede do município de Ijaci possui uma população estimada pelo IBGE em 2018 de 6.488 mil habitantes, sendo o índice de atendimento de 95% em relação ao abastecimento de água para a zona urbana. Verifica-se uma tendência de crescimento na direção no sentido leste. O município não possui Estação de Tratamento de Água (ETA). Assim, o abastecimento de água conta com distribuição operada por meio de 13 poços artesianos pela Prefeitura Municipal de Ijaci.

Há somente o monitoramento da presença de contaminantes como Coliformes Totais e a bactéria Escherichia coli para atestar a qualidade da água em Ijaci. Os poços operam em regime contínuo, havendo razoável incidência de vazamentos. A água é conduzida aos 9 reservatórios em concreto armado e metálico, com capacidade total de 437 m³ e chegam à população por meio de rede distribuidora em tubos de PVC e ferro fundido, com diâmetros variáveis de 32 a 75 mm e aproximadamente 22,50 km de extensão e um número total de 1.869 ligações em economias ativas, que possuíam consumo de 302,33 (1.000 m³/d) de água, dados referentes ao SNIS de 2012.

Os condomínios fechados possuem poço artesiano próprio. Já em alguns domicílios localizados nos extremos da zona urbana o atendimento é precário, devido a problemas relacionados à pressão de serviço da rede, entre outros.

Relação de poços artesianos de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ijaci
clique na imagem para ampliar

Segundo consta do documento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ijaci, a rede de abastecimento de água é muito antiga e são encontrados problemas como incrustações no interior das tubulações e consequente perda de vazão além de perdas por vazamentos, muito comuns em redes deste tipo.

A pressão de conforto nos dispositivos de utilização da rede predial (torneiras) situa- se entre 150 e 300 kPa (quilopascal), ou seja, entre 15 e 30 mca (metro de coluna de água); estes valores em alguns momentos do dia não conseguem ser atingidos na rede de abastecimento, o que causa grandes transtornos à população. Além disto, devido à falta de tratamento da água a rede deveria passar pelo processo de desinfecção periódica para minimizar riscos de contaminação à população. Esta contaminação pode ocorrer também em casos de pressões negativas na rede, que provocam sucção nos pontos de vazamentos onde existe a percolação de contaminantes do meio externo

Segundo informações, os postos estão operando normalmente, mas o alto consumo de água e até o mesmo o desperdício na parte baixa da cidade, faz com que falte água nas regiões mais altas.

Recentemente o serviço de água e esgotamento sanitário de Ijaci foi repassado a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com as assessorias da Copasa e da Prefeitura.

Em nota, a Copasa informou que "embora tenha até junho de 2020 para iniciar a operação de água e esgoto da cidade de Ijaci, no Sul de Minas, atua, juntamente com a prefeitura local, no que for preciso para garantir o fornecimento de água do município".

Ainda segundo a nota, "a Companhia esclarece que, irá disponibilizar água da Estação de Tratamento de Lavras para abastecer o caminhão-pipa da prefeitura de Ijaci, visando suprir as demandas locais, a partir de segunda-feira (09/09)."

Já a Prefeitura de Ijaci, por meio do gabinete do prefeito se manifestou por meio da seguinte nota:

A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, junto aos servidores que lidam diariamente com água e esgoto no município estão reunidos para resolver o problema."

As equipes não estão medindo esforços para resolver essa demanda, porém o caso não é simples, os poços estão funcionando normalmente, as caixas d'água do município estão abastecidas, como o próprio secretário de desenvolvimento urbano gravou um vídeo mostrando isso."

Já foi solicitado um técnico da COPASA, a qual o Município possui um contrato de concessão dos serviços, para diagnosticar se há algum anomalia na rede de abastecimento de água.

A previsão para o reestabelecimento de água no bairro é de difícil mensuração, pois o problema é mais complexo.

Para amenizar a situação, um caminhão pipa está sendo providenciado para abastecer as residências que estão sem água.

4 comentários:

Anônimo disse...

Está Prefeitura só sabe fazer festa. O vice quando era oposição vivia falando desses problemas aí, mas agora que é vice se cala.

Antônio disse...

Daqui a pouco inventam uma festa para abafar!

Carlos disse...

Ijaci não dá uma bola dentro em questão de políticos!

SINCERO FRANCO disse...

FABIANO E NELSINHO FIZERAM PARTE DA GESTÃO PASSADA (4 ANOS) E SÃO OS CABEÇAS DA ATUAL (MAIS QUASE 3).
7 ANOS E AINDA TÊM CORAGEM DE POR A CULPA NO PRÓPRIO POVO E NÃO CONSTRUÍREM RESERVATÓRIOS PRA ATENDER ESTES BAIRROS QUE SOFREM HÁ ANOS? FALA SÉRIO?
TEM DESPERDÍCIO? COM CERTEZA.
MAS ESTE PROBLEMA ESTEVE PRESENTE DURANTE O INVERNO INTEIRO, ONDE O CONSUMO É REDUZIDO NATURALMENTE.
MAIS UMA DESCULPA ESFARRAPADA PRA ENCOBRIR A INCOMPETÊNCIA; NÃO SÓ DOS DOIS, MAS DOS 9 VEREADORES E SECRETÁRIOS RESPONSÁVEIS.
VERGONHA.
LEMBRANDO AINDA QUE OS POÇOS ATENDEM SIM A NECESSIDADE E COM UMA "SOBRA" DE 20%. TANTO QUE A PRÓPRIA COPASA USARIA ESTES MESMOS POÇOS DURANTE 6 MESES OU MAIS, ATÉ QUE A CAPTAÇÃO PASSASSE PARA A REPRESA.
O QUE REALMENTE FALTA É UM PREFEITO E VEREADORES COM VERGONHA NA CARA.