Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO DERRUBA VETOS PRESIDENCIAIS E MANTÉM 18 PONTOS NA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE


O Plenário do Congresso Nacional rejeitou 18 dos 33 itens vetados no Projeto de Lei 7.596/17, sobre abuso de autoridade. Muitos desses vetos restauraram a legislação em alguns itens como perda do cargo público e prisão.

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) votou a favor da derrubada e pontuou a importância de restaurar alguns pontos da legislação, que havia sido modificada pelo projeto de lei. “É importante que as matérias sejam analisadas à luz do ordenamento jurídico, evitando instabilidade e incoerência na lei. Fizemos alguns cortes que, a meu ver, estavam abusivos.”

Confira os vetos rejeitados:

Com a derrubada dos vetos, retornarão ao texto da Lei 13.869/19 (Crimes de Abuso de Autoridade) os seguintes crimes:

-Investigação e Culpa Antecipada: é crime antecipar nomes de possíveis culpados em investigações, inclusive por redes sociais, antes de concluído o devido processo.

-Prisão: é crime a prisão sem previsão legal. Essa medida vale também para o juiz que deixa de tomar as providências cabíveis para relaxar a prisão, para conceder habeas corpus e aplicar medida mais benéfica alternativa à privação de liberdade nos casos previstos em lei.

-Provas contra si: é crime a autoridade constranger o preso a produzir prova contra si mesmo ou contra terceiro.

-Prerrogativas de Advogados: é crime violar as prerrogativas do advogado.

- Identificação Policial: é crime o policial não se identificar ou fazê-lo falsamente ao preso, no ato da sua prisão.

-Interrogatório: é crime prosseguir com o interrogatório de pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio ou solicitou advogado.

-Advogado e cliente: é crime impedir, sem justa causa, a entrevista reservada e pessoal do preso com seu advogado.

-Persecução Penal: é crime iniciar dar início à persecução penal sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente.

-Acesso aos Autos: é crime negar ao interessado o acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho