quarta-feira, 20 de novembro de 2019

CRIAÇÃO DE MAIS UMA SECRETARIA MUNICIPAL É ALVO DE POLÊMICA EM ITUTINGA

Município têm menos de 4 mil habitantes. Se o projeto for aprovado, entre secretarias municipais e órgãos com status semelhante passarão de 17 para 18

Em um momento que o país passa por uma profunda crise crônica, o Estado de Minas Gerais mergulhado em uma situação financeira ainda crítica, a Câmara Municipal de Itutinga, no Sul de Minas, iniciou ontem, terça-feira, 19, a votação do Projeto de Lei 28/2019 de autoria do Executivo municipal que cria mais uma Secretaria Municipal no âmbito da administração daquela cidade. O PL tem provocado polêmica e indignação na cidade de quase 4 mil habitantes. 

A medida tem gerado polêmica na cidade e muitos questionam a necessidade da criação de mais um cargo. Os contrários a proposta alegam que o município já possui 17 secretarias (incluindo os 3 órgãos criados e que possui salários equiparados aos de secretário municipal) e com a aprovação do projeto na Câmara o número salta para 18.

A Câmara Municipal de Itutinga possui 9 vereadores, mas o vereador Vitor Ferreira dos Santos, que é do PSDB, partido do prefeito faltou à sessão. A votação acabou sendo adiada devido ao pedido de vistas ao projeto feito pelo vereador José Batista Neto, o Tista, que também é do partido do prefeito.

O salário de secretário municipal em Itutinga é de R$2.200. Para comparativo, a capital mineira, Belo Horizonte, possui 14 secretarias municipais; já São João Del-Rei possui 12 secretarias; em Luminárias e Itumirim são apenas 5 secretarias; em Carrancas são 9 secretarias e em Nazareno são 10.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Itutinga para saber o posicionamento sobre a criação de mais uma Secretaria, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

4 comentários:

Anônimo disse...

Troco nas urnas!

André disse...

A que ponto a cidade chegou!

Anônimo disse...

E o povo dessa cidade aceita isso???

Anônimo disse...

Ainda diz que não têm dinheiro, rsrsrs