Pular para o conteúdo principal

CÂMARA APROVA PACOTE ANTICRIME


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 4, o Pacote Anticrime (Projeto de Lei 10372/18), que modifica diversos pontos na legislação penal, como aumento de penas, novas regras para a progressão de regime e maior rigor no combate à corrupção. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos – MG), por maioria: 408 votos favoráveis, 9 contra e 2 abstenções.

O texto foi apresentado em Plenário por Andrada, que foi o relator do grupo de trabalho responsável pela análise do Pacote Anticrime. O parlamentar destacou que "todos os pontos do relatório são importantes para conferir maior efetividade ao nosso sistema penal, sem ferir a Constituição Federal. Endurecemos as leis que combatem a corrupção, o crime organizado, o caixa 2, a lavagem de dinheiro, as organizações criminosas e os crimes violentos".

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM – RJ), ressaltou o esforço dos parlamentares na busca de um consenso. "O grupo de trabalho teve representação de todos os partidos e chegou a um resultado de quase unanimidade na Casa", disse.

Dentre as mudanças trazidas pela Lei Anticrime, merecem destaque o aumento do tempo máximo de cumprimento de pena, que passa de 30 para 40 anos; a proibição da saída temporária (a "saidinha") para todos os crimes hediondos que resultam em morte; e o aumento de pena para crimes cometidos com armas de uso proibido.

Lafayette afirmou que o projeto melhora muito a legislação penal em torno das situações intoleradas pela população. "Nós conseguimos avançar em muitos tópicos. Estamos fortalecendo, em vários pontos, a segurança pública, que é o que a sociedade espera de nós, parlamentares. Esse é o início de uma nova era no Brasil: tempos mais seguros estão por vir", conclui Andrada. A matéria agora segue para o Senado.

com Letícia Camarano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/