Pular para o conteúdo principal

CÂMARA APROVA PACOTE ANTICRIME


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 4, o Pacote Anticrime (Projeto de Lei 10372/18), que modifica diversos pontos na legislação penal, como aumento de penas, novas regras para a progressão de regime e maior rigor no combate à corrupção. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos – MG), por maioria: 408 votos favoráveis, 9 contra e 2 abstenções.

O texto foi apresentado em Plenário por Andrada, que foi o relator do grupo de trabalho responsável pela análise do Pacote Anticrime. O parlamentar destacou que "todos os pontos do relatório são importantes para conferir maior efetividade ao nosso sistema penal, sem ferir a Constituição Federal. Endurecemos as leis que combatem a corrupção, o crime organizado, o caixa 2, a lavagem de dinheiro, as organizações criminosas e os crimes violentos".

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM – RJ), ressaltou o esforço dos parlamentares na busca de um consenso. "O grupo de trabalho teve representação de todos os partidos e chegou a um resultado de quase unanimidade na Casa", disse.

Dentre as mudanças trazidas pela Lei Anticrime, merecem destaque o aumento do tempo máximo de cumprimento de pena, que passa de 30 para 40 anos; a proibição da saída temporária (a "saidinha") para todos os crimes hediondos que resultam em morte; e o aumento de pena para crimes cometidos com armas de uso proibido.

Lafayette afirmou que o projeto melhora muito a legislação penal em torno das situações intoleradas pela população. "Nós conseguimos avançar em muitos tópicos. Estamos fortalecendo, em vários pontos, a segurança pública, que é o que a sociedade espera de nós, parlamentares. Esse é o início de uma nova era no Brasil: tempos mais seguros estão por vir", conclui Andrada. A matéria agora segue para o Senado.

com Letícia Camarano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...