Pular para o conteúdo principal

DEPUTADOS MINEIROS LANÇAM SEGUNDA EDIÇÃO DO EDITAL DE EMENDAS PARLAMENTARES


Os deputados federal Tiago Mitraud e estadual Guilherme da Cunha, ambos do partido NOVO-MG, lançaram na última quarta-feira, 8, o Edital de Emendas Parlamentares do programa Liberta Minas, com o objetivo de selecionar iniciativas mineiras para receberem recursos estaduais e federais em 2021. Esta é a segunda edição de um processo inovador na destinação das emendas parlamentares individuais de ambos.

Mitraud e da Cunha, que estão em seu primeiro mandato, tornaram a entrega dos recursos um processo transparente, feito com embasamento técnico e resgatando o sentido fundamental das emendas parlamentares. "O que vemos atualmente é que as emendas funcionam como uma forma de garantir a próxima eleição dos deputados, em vez de trazer mais investimento aos estados e municípios. O Edital de Emendas muda essa lógica, entregando os recursos onde são mais necessários.", explica Tiago Mitraud. 

Para Guilherme da Cunha, o edital é uma maneira de fazer o dinheiro chegar para quem mais precisa, sem desperdícios ou mau uso. "A distribuição das emendas por meio de critérios técnicos garante que o dinheiro do pagador de impostos seja utilizado de forma mais eficiente", explica. O edital estabelece que os projetos serão analisados por um comitê técnico, do qual os deputados não farão parte. O comitê vai considerar elementos como o impacto direto das iniciativas no desenvolvimento local, a relação de retornos dos investimentos e a sustentabilidade financeira dos projetos.

No primeiro Edital, realizado no ano passado para as emendas de 2020, foram recebidos 1973 projetos de 357 municípios mineiros. Por forças das circunstâncias, alguns dos projetos aprovados em 2020 tiveram suas indicações remanejadas para ações de combate à pandemia da COVID-19. Todos os projetos contemplados em 2020 que tiveram emendas redirecionadas foram comunicados, apoiaram a decisão e receberão o recurso conquistado no Edital 2021.

Os projetos selecionados nas áreas de saúde, educação básica, saneamento básico e segurança poderão receber emendas que estarão disponíveis dos parlamentares a partir de 2021. A expectativa é que sejam distribuídos cerca de R$ 12 milhões em emendas federais e estaduais. Mais informações sobre o edital e o envio de projetos estão disponíveis no site www.libertaminas.com.br até o dia 03 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...