Pular para o conteúdo principal

NOVO PRESIDENTE DO TRE RESSALTA IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA PARA O EXERCÍCIO DA LIBERDADE


Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros tomaram posse na quinta-feira, 21, durante sessão solene no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. 

O desembargador Pedro Bernardes passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Edgard Penna Amorim, cujo biênio se encerrou no Tribunal.

Em seu discurso de posse (formato pdf), o novo presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, ressaltou a importância do aperfeiçoamento das instituições para uma democracia plena. 

“A liberdade é um preceito fundamental à felicidade de um povo, pois não há liberdade sem democracia. Nossos antepassados muito lutaram para que conseguíssemos chegar ao estágio em que estamos hoje; precisamos continuar o trabalho para aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas. Não há lugar para retrocesso, como às vezes ouvimos, nos dias atuais, de vozes pouco esclarecidas”, disse.

Pedro Bernardes também salientou a responsabilidade de eleitores e candidatos nas eleições. “É preciso que o eleitor, cada vez mais, tome consciência da importância do seu voto, para o momento e para o futuro de nosso Estado e de nossa Nação, e procure se informar, de modo a realmente a ter condições de fazer boas escolhas na hora do sagrado direito/dever ao voto, elegendo os melhores candidatos”. 

Quanto aos candidatos: “Estou certo de que todos nós, povo de Minas Gerais, poderemos também contar com a colaboração dos nossos candidatos, a partir de propostas viáveis e campanhas eleitorais à altura da representatividade de nosso Estado”.

Durante entrevista coletiva concedida antes da cerimônia, Pedro Bernardes também falou sobre a importância da conscientização do eleitor para o aprimoramento da democracia. Ele destacou o papel relevante da imprensa em esclarecer o eleitor sobre a importância do voto de cada um. 

“Quando o eleitor fala que não vai votar por esse ou por aquele motivo, ele está completamente enganado. Só é possível aprimorar a nossa democracia com a consciência do voto, com a escolha de um bom candidato.”

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Edgard Penna Amorim falou sobre a honra que foi presidir a Instituição. Disse ainda que os desembargadores Pedro e Rogério saberão conduzir a instituição com competência e sensibilidade.

Em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Ricardo Matos, que compõe o quadro de juízes do Tribunal, destacou a trajetória de vida e profissional do desembargador Pedro, da sua infância na zona rural até a carreira na magistratura.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, disse que as eleições deste ano têm muitas particularidades que desafiarão a Justiça Eleitoral, mas que os desembargadores Pedro e Rogério saberão enfrentar esses desafios, pela própria história de vida de ambos.

Ressaltando o bom relacionamento do TRE com os advogados, o presidente da OAB-MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, lembrou que os dois desembargadores sempre trataram os advogados de forma muito respeitosa e reconheceu a seriedade do trabalho desenvolvido pelo TRE mineiro.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte, dirigentes de outros tribunais eleitorais, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto; o secretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio de Rezende Teixeira – representando o governador Fernando Pimentel – e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...