Pular para o conteúdo principal

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO FORAM TEMA DE PALESTRA NA UFLA


As contribuições da neurociência para a educação, em uma sociedade cada vez mais conectada pelas tecnologias, foram abordadas na palestra “Canais de aprendizagem e a educação escolar”, ministrada pelo professor do Departamento de Educação Cláudio Mendes. 

A atividade, realizada nesta terça-feira ,16, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFLA.

“O conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, aliado às especificidades do contexto social e cultural, podem potencializar a aprendizagem”, afirma. Nessa perspectiva, o docente considera que o modelo de escola predominante nos séculos XIX e XX precisa ser confrontado. 

"A escola moderna, baseada em um modelo disciplinar ancorado na autoridade do professor e em um ambiente de aprendizagem fechado, precisa ser repensada em uma sociedade cada vez mais interconectada pelas tecnologias digitais.”

Para o docente, um ambiente de ensino mais adequado à sociedade contemporânea deve explorar o potencial de cinco canais de aprendizagem. O canal visual, que compreende recursos como gráficos, vídeos e aulas com projeções de slides. O auditivo, explorado por meio de músicas, debates e palestras, por exemplo. O oral, associado ao uso da fala para expressar o que foi ensinado ou aprendido. O motor, que inclui, dentre outros, o manuseio de objetos e os movimentos corporais. Por fim, o canal de registro de memorização, que inclui atividades como a escrita, o desenho e a pintura.

Um protótipo de sala-conceito desenvolvido com base nessa proposta será apresentado pelo docente na palestra "Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem". 

A atividade, que também integra a Semana Nacional de Ciência Tecnologia da UFLA, será realizada hoje, sexta-feira, 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VERDE CAMPO NA SUÍÇA

CEO, Fábio Ferreira, a gerente de marketing, Lorena Andrade, e o gerente de vendas, Guilherme Fuzari Zurique foi palco de um importante encontro estratégico da Emmi Group . O time da Verde Campo participou do Commercial Excellence Forum 2026 , evento que reuniu, na Suíça, lideranças de todas as marcas do grupo para alinhamento das estratégias comerciais e de marketing para o próximo ano.  Representando a marca brasileira, estiveram presentes o CEO, Fábio Ferreira , a gerente de marketing, Lorena Andrade , e o gerente de vendas, Guilherme Fuzari .  Durante o fórum, a equipe apresentou o Espaço da Nutri , plataforma de experiências e conteúdos dedicada a profissionais de nutrição de todo o Brasil, aos parceiros globais da Emmi. O encontro reforçou a troca de boas práticas, a visão de futuro do grupo e o fortalecimento da atuação integrada entre suas marcas ao redor do mundo.