Pular para o conteúdo principal

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO FORAM TEMA DE PALESTRA NA UFLA


As contribuições da neurociência para a educação, em uma sociedade cada vez mais conectada pelas tecnologias, foram abordadas na palestra “Canais de aprendizagem e a educação escolar”, ministrada pelo professor do Departamento de Educação Cláudio Mendes. 

A atividade, realizada nesta terça-feira ,16, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFLA.

“O conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, aliado às especificidades do contexto social e cultural, podem potencializar a aprendizagem”, afirma. Nessa perspectiva, o docente considera que o modelo de escola predominante nos séculos XIX e XX precisa ser confrontado. 

"A escola moderna, baseada em um modelo disciplinar ancorado na autoridade do professor e em um ambiente de aprendizagem fechado, precisa ser repensada em uma sociedade cada vez mais interconectada pelas tecnologias digitais.”

Para o docente, um ambiente de ensino mais adequado à sociedade contemporânea deve explorar o potencial de cinco canais de aprendizagem. O canal visual, que compreende recursos como gráficos, vídeos e aulas com projeções de slides. O auditivo, explorado por meio de músicas, debates e palestras, por exemplo. O oral, associado ao uso da fala para expressar o que foi ensinado ou aprendido. O motor, que inclui, dentre outros, o manuseio de objetos e os movimentos corporais. Por fim, o canal de registro de memorização, que inclui atividades como a escrita, o desenho e a pintura.

Um protótipo de sala-conceito desenvolvido com base nessa proposta será apresentado pelo docente na palestra "Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem". 

A atividade, que também integra a Semana Nacional de Ciência Tecnologia da UFLA, será realizada hoje, sexta-feira, 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...