Pular para o conteúdo principal

ESFORÇOS PARA GARANTIR O VOTO DO ELEITOR MARCAM 2º TURNO DAS ELEIÇÕES EM MINAS

Minas Gerais tem dia com poucas ocorrências significativas

O 2º turno das Eleições 2018 em Minas Gerais foi finalizado com sucesso, com votação tranquila em todos os municípios mineiros, apesar dos problemas envolvendo falta de energia elétrica em algumas cidades. 

O presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, em pronunciamento no encerramento da sessão permanente da Corte Eleitoral mineira, agradeceu os eleitores, “sujeitos ativos do processo eleitoral, que compareceram nesse 2º turno pacificamente para registrar seu voto, e aos sujeitos passivos, os candidatos, que contribuíram para o sucesso da maior eleição da história de Minas”.

O presidente ainda fez questão de ressaltar os esforços da Justiça Eleitoral mineira para garantir o voto de todos os eleitores do Estado, principalmente naqueles municípios que foram atingidos por fortes chuvas entre o sábado, 27, e o domingo, 28. 

O desembargador destacou as instituições parceiras, que, junto com a Justiça Eleitoral, “não mediram esforços para possibilitar o transporte aéreo e terrestre de baterias e cabos para municípios de Lagoa Santa, Conceição do Mato Dentro e Malacacheta. Esse auxílio possibilitou a continuidade da votação nessas localidades”. 

O presidente enfatizou também, no seu pronunciamento, o agradecimento a todos os segmentos – magistrados, representantes do Ministério Público, servidores, mesários, integrantes do Gabinete de Segurança das Eleições, Corpo de Bombeiros, Cemig, imprensa - que diretamente contribuíram para a realização do 2º turno. 

Em complemento à fala do desembargador Pedro Bernardes, o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Rogério Medeiros, afirmou que “a Justiça Eleitoral no Brasil e notadamente a de Minas Gerais é uma grande vitoriosa neste 2º turno”.

Os primeiros municípios a totalizar os votos em Minas foram Maripá de Minas, às 17h11’08’’, Pedrinópolis e Pequeri, às 17h20’53’’, e Josenópolis, às 17h20’59’’. A totalização em Belo Horizonte foi encerada às 20h17’ no Estado foi concluída às 21h47'25''.

Ocorrências
Minas teve 560 urnas eletrônicas substituídas por problemas diversos, como defeitos no hardware, no teclado ou no terminal do mesário, representando 1,16% do total de urnas do estado – número pouco acima do 1º turno (489 urnas – 1,02%). 

Em Cordislândia, no Sul de Minas, a votação passou para a manual devido a defeitos na urna eletrônica e na que seria usada como contingência. A ocorrência foi na seção 11, que tem 217 eleitores. 

A última vez que havia sido necessária a utilização da votação manual em Minas foi no 2º turno das Eleições 2014, na cidade de Unaí. Em Belo Horizonte, apenas 28 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas, o que representa 0,61% do total – número inferior ao do 1º turno (33 urnas substituídas – 0,72%).

Quanto a ocorrências policiais, de acordo com informações da Polícia Militar, foram 216 ocorrências no Estado (números consolidados até 20h). Deste número, 71 ocorrências envolveram apreensão de material irregular ou condução de eleitores. No 1º turno, foram 133 ocorrências em Minas, porém, com 91 conduções.

Confira todas as informações no Relatório do 2º turno das Eleições 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...