Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2012 – JUNTO E MISTURADO

Com o auditório do Serema Palace Hotel lotado, o Partido Social Democrático (PSD) aclamou a sua primeira diretoria em Lavras, no Sul de Minas. Com a presença do presidente estadual da legenda, Paulo Safady Simão, o vereador Marcos Cherem encerrou a Comissão Provisória passando a presidência do Diretório Municipal ao irmão e deputado estadual Fábio Cherem. Patrícia Cherem assumiu a presidência do PSD Mulher e Lucas Ticle é o presidente do PSD Jovem. Partidários do PSD, PTB, PHS, PRB, PP e PSL, além de aliados, simpatizantes, curiosos e, até mesmo, pessoas ligadas à atual administração da cidade, estiveram presentes. 

A esperança de todos era que fosse anunciado nome do pré-candidato do partido a Prefeitura de Lavras nas eleições municipais de 2012. O deputado Fábio Cherem, em sua fala, falou do trabalho do deputado estadual e, em uma “mea culpa” devido às fortes reclamações quanto ao desempenho do seu mandato e assessoria, reconheceu discretamente as dificuldades.  Disse que neste ano muitas ações devem ser feitas para ficar mais próximo do seu eleitorado. O projeto de reeleição do deputado depende de um sucesso na eleição para a Prefeitura de Lavras. Fábio Cherem tem encontrado dificuldade conseguir novamente o apoio de muitos que abraçaram sua campanha para a Assembleia de Minas e acabaram ficando pelo caminho.

O esperado e frustrado anúncio de um nome não veio, mas passou por despercebido a fala do deputado em que disse que “o vereador Doutor Marcos Cherem tem a possibilidade de engrandecer Lavras”. Filiados e prováveis candidatos a vereador saíram decepcionados e com uma incerteza sobre o horizonte que se aproxima na oposição a prefeita Jussara Menicucci. Pessoas ligadas ao grupo oposicionista garantem que o mote da campanha deve ser baseado em um estilo “celebridade”, o que caso o candidato seja Marcos Cherem, proporcionará ao mesmo uma “blindagem”.

Muitas figuras, abrigadas no ninho tucano da atual administração, aguardam o período estipulado pela Lei Eleitoral para migrar para a oposição, em uma rebelião ensaiada há bastante tempo e com destino a um futuro incerto. Algumas justificam dizendo não aceitar um nome julgado “de fora” como candidato. Outras já até simpatizam com candidatos da terceira via, mas preferem manter uma posição discreta até a “hora certa”. Enquanto isso, na Boa Vista, em solenidade de inauguração, a prefeita segue com o projeto Silas Costa Pereira (PSDB), uma espécie de “Anastasia” de Lavras, que com o gosto e contragosto de muitos, segue seu trabalho de reconhecimento do território lavrense. 

Silas já agrada, até mesmo, figuras históricas do PT lavrense, além de possuir uma amizade antiga com o professor Tarcísio Lima. Com direito a passeio de cavalo Silas pode ter como seu vice o pemedebista Clóvis Côrrea, chapa que uniria o projeto político do PSDB com o maior partido de Lavras. O vereador Anderson Garçom (PV) não larga mão de seu projeto de vice da chapa tucana. Disposição para a “parada” Silas já mostrou que tem. Enquanto a oposição lida com a indefinição e blindagem de um nome viável, mesmo tendo que enfrentar uma forte impaciência na base, o delegado regional Cléber Pevidor (PSDB) já teria “jogado a toalha” e partido para seu projeto de vereança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...