O reitor Júlio Chebli assinou portaria que suspende temporariamente a realização de eventos festivos nas dependências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A decisão está em vigor a partir desde o dia 1º de dezembro, segunda-feira, e o assunto será levado à apreciação do Conselho Superior em sua próxima reunião ordinária.
A portaria define que somente serão permitidos eventos que tenham autorização do Reitor, após parecer técnico emitido em conjunto pelo Pró-Reitor de Cultura e pelos Diretores de Comunicação e de Segurança. Na prática, a portaria suspende a resolução 13/2013 que, em 8 de julho do ano passado, regulamentou o uso de espaços da UFJF para a realização de festas e outras atividades.
Segundo o reitor, “a resolução continha falhas, que chegaram a ser, inclusive, objeto de questionamento do Ministério Público”. O reitor anterior, Henrique Duque já havia comunicado ao MP sua decisão de suspender os eventos festivos, em agosto de 2013.
A autorização para a realização de eventos deve preocupar-se, prioritariamente, com a a segurança dos participantes, com a proteção do patrimônio público e com a garantia de condições adequadas para o funcionamento das atividades acadêmicas e científicas, finalidades centrais da UFJF, segundo o Reitor.
“Entendemos que o Campus da UFJF é um espaço privilegiado para reunir a comunidade e que se constituiu numa das mais importantes áreas de lazer do juizforano”, afirmou Júlio, “mas temos que ter a responsabilidade em zelar pela qualidade do espaço e pela integridade das pessoas”.
O reitor informou que, através da discussão no Conselho Superior, espera “um debate sério e produtivo sobre o assunto” e que a portaria visa a salvaguardar as suas responsabilidades como gestor do espaço até que esta discussão se conclua. Neste período, os interessados em receber a autorização para a realização de evento festivo devem formalizar a solicitação por escrito junto ao gabinete do reitor.
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