quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

RELIGIÃO & CULTURA: FESTEJOS DO REINADO COMEMORAM 10 ANOS EM OURO PRETO


Uma das festas religiosas mais tradicionais de Ouro Preto, na região Central de Minas, será realizada em janeiro, em edição comemorativa.

São os festejos de Reinado de Rosário, que reúne as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, da Paróquia de Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

A ‘Festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia do Alto da Cruz’, conhecida também como ‘Festa da Coroação de Chico Rei’, ‘Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Santa Efigênia e São Benedito’, ou ‘A Fé que canta e Dança’, foi revitalizada graças aos esforços da comunidade, e acontece anualmente, reunindo milhares de pessoas que vem de longe para acompanhar os grupos de congados, as guardas de moçambique as marujadas.

O encontro é uma realização da Associação Amigos do Reinado, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, do Capitão Rodrigo Alvarenga, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

O Capitão da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Kedison Guimarães, que é co-produtor do evento, explica que a festa foi revitalizada em 2008 por iniciativa da Associação dos Amigos do Reinado, juntamente com o Fórum de Igualdade Racial, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, a Comissão Ouro-pretana de Folclore e as associações dos Bairros Alto da Cruz e Padre Faria: “É de grande importância pra gente demonstrar nossa fé e poder sair pelas ruas, levando a Nossa Senhora nos braços, numa festa de resiliência, de resistência negra, relembrando nossos ancestrais representados na figura de Galanga, o Chico Rei ”, disse o Capitão da Guarda.

Para o secretário de Cultura e Patrimônio Zaqueu Astoni, “a Festa do Reinado é uma das grandes manifestações do patrimônio imaterial da cidade no aspecto da cultura e do resgate da africanidade do povo de Ouro Preto”.

O secretário Felipe Guerra, do Turismo, Indútria e Comércio, destaca a importância das festividades, que abre o calendário de eventos da cidade: “é uma festa que encanta moradores e turistas”.

A Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Ifigênia acontece de 6 a 13 de janeiro, com suporte da Prefeitura, por meio do Fundo de Patrimônio, e da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por intermédio do Fundo Estadual de Cultura.

Nenhum comentário: