Pular para o conteúdo principal

TJMG PUBLICA ACÓRDÃO COM CONDENAÇÃO DO PREFEITO DE INGAÍ


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou o acórdão referente à apelação criminal movida por Giulliano Ribeiro Pinto, prefeito de Ingaí, contra condenação por infrações relacionadas à inexigibilidade ilegal de licitação. Giulliano foi condenado por cinco atos ilícitos de contratação direta de empresas para promoção de eventos artísticos, sem atender aos critérios legais para inexigibilidade de licitação. As empresas contratadas estavam ligadas a um empresário de Lavras, já falecido, apontado como mentor de um esquema fraudulento.

As contratações ocorreram em maio e novembro de 2009, janeiro e maio de 2010 e fevereiro de 2012.

De acordo com as investigações do caso, foi apurado que as cartas de exclusividade usadas eram falsas ou limitadas a datas específicas, contrariando a exigência legal de exclusividade efetiva e contínua. Havia, ainda, interesse político-pessoal, já que o empresário teria ajudado Giulliano na campanha eleitoral.

A materialidade e autoria foram confirmadas por provas documentais, delação premiada e investigação do Ministério Público (Operação VIP).

Com isso, o TJMG reconheceu a continuidade delitiva entre dois atos (nov/2009 e jan/2010), resultando em redução parcial da pena, passando de 15 anos para 12 anos e 6 meses de reclusão, em regime semiaberto. Foi ainda aplicada multa de R$ 9.106,06 (atualizável) e a perda do cargo público e inelegibilidade por 8 anos após o cumprimento da pena.

Acompanharam o relator do caso, juiz convocado Mauro Riuji Yamane, os desembargadores José Luiz de Moura Faleiros (revisor) e Alberto Deodato Neto.

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz tenta contato com o prefeito de Ingaí, Giuliano Ribeiro Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho