terça-feira, 16 de abril de 2013

TRANSPARÊNCIA

Com a presença do prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Bruno Siqueira (PMDB), o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, apresentou a autoridades a Sala de Situação em Saúde. Vereadores, representantes do Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, servidores e imprensa compareceram ao evento na tarde de sexta-feira, dia 12.

Instalado no primeiro andar do prédio onde funciona a Secretaria de Saúde (SS), na Rua Halfeld 1.400, o novo espaço vai garantir o início do processo de transparência das informações em saúde no município. A iniciativa é pioneira na região e disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisões, a gestão da saúde no município e a geração de conhecimento, além de possibilitar projeções e interferências setoriais e contribuir para as ações desenvolvidas na área.

De acordo com o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, a Sala de Situação é uma ferramenta que favorece o uso da informação em saúde ajudando no processo decisório, através do diagnóstico situacional. Neste primeiro momento, serão trabalhados os indicadores que apresentam fidedignidade de dados.

Serão apresentados, inicialmente, como indicadores, a proporção de gestantes com vacina em dia, média de atendimentos de puericultura, proporção de crianças menores de um ano com cartão de vacinação regularizado, proporção de crianças com baixo peso ao nascer, média de atendimentos por diabéticos, média de atendimento por hipertenso, proporção de encaminhamentos para atendimento de urgência e emergência.

Nas telas, profissionais da saúde de todo o município terão acesso a indicadores de mortalidade (por doenças infecciosas, específicas por públicos, grupos de causa, neoplasias), morbidade (Aids, Dengue, Febre Amarela, Hepatites, Tuberculose) e outros indicadores, como, por exemplo, internação por grupos de causa. Todos os dados serão apresentados de forma sistêmica e georeferenciadas, possibilitando a sua análise por região, área e microárea.

O prefeito Bruno Siqueira agradeceu o empenho dos profissionais que, junto com o secretário e a secretaria adjunta de Saúde, Maria Aparecida Baeta Reis, possibilitaram vislumbrar soluções efetivas para transformar a realidade da saúde da população.

Nenhum comentário: