Pular para o conteúdo principal

TRANSPARÊNCIA

Com a presença do prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Bruno Siqueira (PMDB), o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, apresentou a autoridades a Sala de Situação em Saúde. Vereadores, representantes do Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, servidores e imprensa compareceram ao evento na tarde de sexta-feira, dia 12.

Instalado no primeiro andar do prédio onde funciona a Secretaria de Saúde (SS), na Rua Halfeld 1.400, o novo espaço vai garantir o início do processo de transparência das informações em saúde no município. A iniciativa é pioneira na região e disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisões, a gestão da saúde no município e a geração de conhecimento, além de possibilitar projeções e interferências setoriais e contribuir para as ações desenvolvidas na área.

De acordo com o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, a Sala de Situação é uma ferramenta que favorece o uso da informação em saúde ajudando no processo decisório, através do diagnóstico situacional. Neste primeiro momento, serão trabalhados os indicadores que apresentam fidedignidade de dados.

Serão apresentados, inicialmente, como indicadores, a proporção de gestantes com vacina em dia, média de atendimentos de puericultura, proporção de crianças menores de um ano com cartão de vacinação regularizado, proporção de crianças com baixo peso ao nascer, média de atendimentos por diabéticos, média de atendimento por hipertenso, proporção de encaminhamentos para atendimento de urgência e emergência.

Nas telas, profissionais da saúde de todo o município terão acesso a indicadores de mortalidade (por doenças infecciosas, específicas por públicos, grupos de causa, neoplasias), morbidade (Aids, Dengue, Febre Amarela, Hepatites, Tuberculose) e outros indicadores, como, por exemplo, internação por grupos de causa. Todos os dados serão apresentados de forma sistêmica e georeferenciadas, possibilitando a sua análise por região, área e microárea.

O prefeito Bruno Siqueira agradeceu o empenho dos profissionais que, junto com o secretário e a secretaria adjunta de Saúde, Maria Aparecida Baeta Reis, possibilitaram vislumbrar soluções efetivas para transformar a realidade da saúde da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho