quinta-feira, 16 de março de 2017

CURSO DE DIREITO DA UFLA RECEBE NOTA MÁXIMA


O curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC), sendo considerado perfil excelente de qualidade.

A visita da comissão de avaliação de reconhecimento do curso de Direito foi realizada no período de 6 a 8 de março. O coordenador do curso, professor Pedro Ivo Ribeiro Diniz, explica que os trabalhos dos avaliadores transcorreram sem qualquer contratempo. 

“Ao final, os elogios recebidos em todas as dimensões apreciadas foram gratificantes e demonstram que estamos no caminho certo. O reconhecimento do curso é resultado direto da eficiência institucional, do fulgor do corpo discente e do comprometimento de docentes e técnicos administrativos. Essas características – que marcam a história dessa instituição – pautam a consolidação com excelência do Curso de Direito da UFLA. Como resultado, temos o sentimento compartilhado por todos os envolvidos de orgulho de fazer parte desse curso e desta universidade”.

A avaliação In Loco é parte dos procedimentos de regulação e supervisão do MEC para o reconhecimento dos cursos de graduação. 

O instrumento que orienta os trabalhos dos professores avaliadores contempla três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.  O curso de Direito da UFLA recebeu nota máxima em todas essas dimensões.

A comissão tomou por base investigativa os documentos, entrevistas, análise dos acervos referentes à biblioteca, a produção do material didático e atendimento aos discentes. Foram verificados a aderência e o alinhamento entre o previsto e o realizado, os requisitos legais e normativos. 

O processo contou com reuniões com os dirigentes da Instituição, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Coordenação do Curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de reuniões com o corpo docente e discente do curso.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o conceito máximo do MEC confirma o êxito de uma equipe de profissionais capacitados, sendo uma vitória de um conjunto, englobando professores, estudantes, técnicos e funcionários da UFLA que se dedicam ao melhor da instituição. 

O reitor ainda ressalta a construção do projeto pedagógico do curso de Direito, sendo desde o início diferenciado, com uma estrutura curricular inovadora, aliando teoria à prática de maneira exemplar.

Na avaliação do pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, esse resultado é, além de reconhecimento, incentivo para que todos continuem focados no aprimoramento contínuo dos cursos de graduação da UFLA. 

“Esse resultado é fruto de muito trabalho da coordenação do curso, dos professores, técnicos administrativos, estudantes e da gestão institucional. Foram anos de dedicação e envolvimento diário focados na busca pela excelência. Desde a concepção e início das atividades, o curso de Direito tem demonstrado sua qualidade. Isso já havia se evidenciado no processo de autorização, quando recebeu nota máxima”, destaca.

Nenhum comentário: