sábado, 5 de abril de 2008

BARBACENA SAI DA ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA

Logo que tomou posse, uma das maiores preocupações do prefeito Martim Andrada era garantir a implementação de uma estratégia capaz de contribuir para a superação da estagnação econômica no município. Ao iniciar o quarto ano de seu mandato, o prefeito pode anunciar boas novas nesse sentido.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), do Sebrae Minas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conseguiu superar a fase de dificuldades econômicas e tem registrado, nos últimos anos, crescimento do PIB, das exportações, da renda per capita e, especialmente, do número de empregos gerados.

As boas notícias vêm de todos os lados. De acordo com o Sebrae Minas, por exemplo, os produtores do município conseguiram superar as dificuldades e reencontraram o caminho das vendas para o exterior. Entre outubro de 2007 e março de 2008, as exportações de rosas e flores para a Europa sofreram um crescimento de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O bom desempenho do setor privado de Barbacena pode ser explicado, entre outros motivos, pelo ambiente empresarial favorável, criado com a ajuda do Governo Municipal. A Assessoria de Fomento Econômico, criada pelo prefeito Martim Andrada, por exemplo, atua como um facilitador dos novos negócios. Segundo o titular da Assessoria, Flávio Franco, o empreendedor encontra no Governo Municipal toda as facilidades e orientações possíveis para implantar novos negócios e expandir suas atividades. “O resultado é que podemos apresentar resultados altamente positivos”, afirma ele.

Nenhum comentário: