Pular para o conteúdo principal

Exclusivo: FÁBIO CHEREM É A FAVOR DO VOTO DISTRITAL MISTO

Paulo Lamac (PT) Antônio Júlio (PMDB), Rogério Correia (PT), Carlos Mosconi (PSDB), Fábio Cherem  (PSL), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
A necessidade de realização de uma reforma política no País foi consenso entre os deputados que participaram da reunião realizada nesta terça-feira, 22, pela Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que contou com a presença deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSL). No entanto, os parlamentares manifestaram divergências em torno das mudanças a serem promovidas por essa reforma, que vai discutir financiamento das campanhas políticas, sistemas eleitorais e fim da reeleição, entre outras questões.

O maior obstáculo para a concretização da reforma política é a falta de consenso entre os congressistas. Prova dessa falta de acordo é a criação de comissões separadas para tratar da questão, uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado, cada uma com um prazo diferente de funcionamento, como lembrou o deputado Carlos Mosconi (PSDB), coordenador da Comissão Extraordinária. Para piorar a situação, não há consenso dentro de cada partido em torno dessa reforma, segundo o deputado Rogério Correia (PT).
 
O deputado Fábio Cherem (PSL) defende a adoção do voto distrital misto. Por meio desse sistema, o Estado seria dividido em distritos eleitorais, que elegeriam seus representantes na Assembleia. Parte das cadeiras do Legislativo estadual seria reservada para os deputados eleitos pelo atual sistema de coeficiente eleitoral, com nomes a serem indicados pelos partidos que obtivessem um número mínimo de votos, na concepção do deputado. ideia do voto distrital recebeu apoio do deputado Carlos Mosconi e da deputada Luzia Ferreira. O deputado Rômulo Viegas (PSDB) defendeu a necessidade de redução do número de partidos existentes no sistema político brasileiro. Atualmente existem 27 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.