segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SEM CARRO

Custódio Mattos foi um dos únicos em Minas a aderir pessoalmente ao Dia Mundial Sem Carro
Para servir de exemplo e estimular os juiz-foranos à aderirem ao Dia Mundial Sem Carro, o prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Custódio Mattos (PSDB) trocou o veículo oficial pelo transporte coletivo urbano para ir ao trabalho na quinta-feira, 22. Acompanhado do secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, o chefe do executivo saiu de casa no Bairro São Pedro por volta das 9h, desembarcou na Avenida Getúlio Vargas e caminhou até o prédio da Prefeitura, na Avenida Brasil. O tempo de viagem, somando o coletivo e a caminhada, foi de 20 minutos.

“Da porta da minha casa à Prefeitura eu levo, de carro, cerca de 15 minutos. O que conseguimos mostrar hoje é que a substituição pelo transporte coletivo, para uma parcela significativa da população, é razoável e possível. Sabe-se que a rotina de prefeito me exige o uso de veículo oficial para cumprir vários compromissos, mas, como cidadão, eu estou absolutamente convicto de que utilizar ônibus é mais conveniente, barato e responsável”, avalia.

De acordo com dados da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em 2009 havia 521 coletivos circulando na cidade e, até dezembro deste ano, o número chegará a 571, uma evolução de quase 10%. A Prefeitura vem investindo, ainda, na inclusão dos portadores de deficiência nesta realidade. Em 2009 eram 104 ônibus adaptados, e, até o momento, 241 veículos são deste modelo. Até dezembro serão 286 coletivos, o que representará 50% da frota. O número de veículos particulares também cresce e confirma a necessidade de haver uma data como o Dia Mundial Sem Carro para que a população reflita sobre os conceitos de mobilidade. Em janeiro 2009, a frota de veículos em Juiz de Fora era de 153.832. Em agosto de 2011 já eram 188.211, o que representa um crescimento de mais de 22%.
com assessoria

Nenhum comentário: