Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS TERÁ CÉLULA DE DESCARTE

Para trabalhar a destinação correta do lixo, como medida paliativa, Divinópolis irá receber uma célula impermeável. No Diário Oficial dos Municípios Mineiros foi publicado na última semana a inclusão de novos serviços e acréscimo do valor de R$ 981.449,20 correspondente ao percentual de 4,46% para a construção da Nova Célula de Descarte elevando o valor contratual para junto à Via Solo no valor de R$ 22.974.124,43.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pedro Coelho a célula será construída no aterro controlado do município, “A gente começa agora a construir uma célula impermeável para o aterro controlado. Estamos criando dentro do aterro uma célula que já tem as características de um aterro sanitário. Tem uma lona por baixo toda impermeável, a coleta de chorume, a drenagem de gases. Porque esse investimento? Porque essa célula vai comportar todos os resíduos da nossa cidade até a implantação do CTDR que é o Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos, que nós já publicamos o procedimento de solicitação e manifestação de interesse” explicou.

ENTENDA COMO FUNCIONA
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um aterro segue princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível reduzindo ao menor volume possível e fazendo a cobertura com uma camada de terra. Dessa forma, a área deve ser impermeabilizado e possuir acesso restrito, ter a quantidade de lixo controlada e definir que tipos de resíduos estão sendo depositados.

Atualmente, há normas que regulam a implantação dos aterros, e uma dessas regras é a implantação de mantas impermeabilizantes que evitem a infiltração dos restos de resíduo nos lençóis freáticos. É necessário também que haja a retirada do líquido conhecido como chorume, por sistemas de drenagem eficientes. Gases também são liberados e podem ser aproveitados como combustíveis.

Especialistas consideram que o aterro sanitário é uma das técnicas mais eficientes e seguras de destinação de resíduos sólidos, uma vez que permite um controle seguro do processo e na maioria das vezes apresenta a melhor relação custo-benefício. 
por Flaviane Oliveira - do G37 Gazeta do Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...