Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: LIXÃO É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO EM PIEDADE DO RIO GRANDE

As irregularidades de um lixão vem causando preocupação à população de Piedade do Rio Grande, distante cerca de 50 km de São João del-Rei. Armazenamento inadequado, condições de trabalho precárias dos funcionários da coleta de dejetos e até a proximidade de algumas moradias do local preocupam os moradores da cidade.
 
Situado no Bairro do Paraíso, afastado aproximadamente 10 km do centro de Piedade, o único lixão para onde são transportados todos os dejetos da cidade encontra-se, segundo denúncias, próximo a um manancial de água. Conforme contou a moradora Eurídice da Silva Lopes, o lixo é descarregado numa área de nascentes de água. Além disso, outros problemas podem ser facilmente identificados no local.

“Está tudo errado. O lixão se encontra numa área de manancial de águas, podendo poluir nascentes. O armazenamento do lixo, como eu mesma pude presenciar, é feito de forma inadequada. Os funcionários, por exemplo, não possuem equipamento adequado para lidar com o lixo, usando, apenas, luvas de borracha – daquelas que usamos em casa, na cozinha. Imagina quantas bactérias um funcionário desses não deve pegar?”, comenta a moradora. Quem vive no bairro onde está o lixão enfrenta situações mais complicadas. Stefany Teles de Menezes, residente no Paraíso, conta que o lixão causa transtorno dentro de sua própria casa e demonstra preocupação até com a segurança de sua família.

“[O lixão] traz muitas moscas varejeiras para dentro da minha casa. A área fica mau-cheirosa e até animais peçonhentos, como cobras venenosas atraídas pelo lixo, chegam até a minha casa, que nem é tão próxima do lixão como algumas outras”,contou. Na Prefeitura Municipal, responsável pela coleta e depósito do lixo da cidade, o prefeito José Fernandes Neto não foi encontrado para falar sobre as denúncias dos moradores. Segundo um funcionário, inclusive, é muito difícil encontrar o chefe do Executivo dentro do prédio da Prefeitura, ‘local onde ele mal aparece”.
da Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...