Pular para o conteúdo principal

ANASTASIA É OPÇÃO PARA 2016


Governador pode concorrer ao Senado em 2014 e voltar às urnas dois anos depois

Unanimidade. Principais lideranças do PSDB concordam com a aposta no nome de Antonio Anastasia para a sucessão de Marcio Lacerda
Além das importantes disputas nas urnas em 2014, as eleições do ano que vem podem representar um trampolim para outra empreitada do PSDB mineiro: assumir o comando da prefeitura da capital em 2016. Para alcançar o objetivo, nomes "de peso" da legenda já são apontadas, nos bastidores, como possíveis candidatos. Entre eles, se destaca o do governador Antonio Anastasia, apontado como o representante mais forte do partido para a disputa. A indicação do tucano, inclusive, poderá acontecer independentemente do resultado de sua possível candidatura a uma vaga no Senado no ano que vem.

Apesar de as eleições de 2014 terem grande influência nos rumos da legenda, o nome de Anastasia para a eleição de 2016 seria desejado por diversas lideranças do partido. "Quem do partido atualmente é mais forte do que ele? É um nome fortíssimo, excelente para disputar a prefeitura", disse um tucano. Segundo ele, as análises internas em torno da candidatura do governador são satisfatórias. "Estão conversando muito sobre isso, pensando na possibilidade", afirmou.

Para o presidente estadual do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana, 2016 ainda está longe, mas a eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte não deixa de ser um objetivo do partido. "É um horizonte estratégico buscar isso (a prefeitura). Mas, antes de 2016, temos 2014. É uma longa caminhada".

Já o primeiro vice-presidente da legenda, deputado federal Domingos Sávio, o nome de Anastasia é forte para disputar qualquer cargo eletivo. "Essa é uma especulação no sentido de que o Anastasia é um administrador público respeitado pela sua competência como gestor. Isso faz com que ele seja lembrado, mas é apenas uma hipótese. Não é prudente levantar esses nomes agora", afirmou.

O jogo político do PSDB, porém, passa principalmente pela candidatura do senador mineiro Aécio Neves para a Presidência da República. Caso seja eleito, Aécio poderia querer contar com o atual governador na Esplanada dos Ministérios. Além disso, existe a possibilidade de Anastasia sair como candidato ao Senado, que terá uma vaga em disputa no ano que vem.

Nomes. O desejo de retomar o comando do Executivo municipal foi explicitado no último dia 17, durante a convenção do PSDB da capital, quando o deputado estadual João Leite foi reconduzido à presidência.

O tucano teve o seu nome aclamado por militantes do partido na reunião. Mas, segundo Leite, há expectativa de que outras lideranças possam aparecer. "É uma renovação que precisa acontecer", afirmou. Além do presidente municipal, os nomes do deputado federal Rodrigo de Castro e do ex-governador Eduardo Azeredo foram citados.
por Gustavo Padro - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...

LABORATÓRIO EM LAVRAS VAI MODERNIZAR AÇÕES DE DEFESA SANITÁRIA NO ESTADO

Unidade foi entregue ontem, em parceria com a UFLA pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Thales Fernandes e pela diretora-geral do IMA, Luiza de Castro Minas agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi, oficialmente, entregue, ontem (28/7) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração, dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Cientìfico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto. O Laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, c...