Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI VISITAM FUNDAÇÃO DE APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS



Alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Universidade federal de Itajubá (Unifei), juntamente com a professora Paloma Rodrigues, do Instituto de Física e Química, visitaram a Fundação Dorina Nowill para cegos, em São Paulo. O encontro foi uma das ações de um projeto de extensão que visa articular recursos de acessibilidade ao AVA Moodle (um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual) para alunos com deficiência visual.

Durante a visita, os estudantes conheceram a história da fundação, aprenderam sobre orientações básicas de como ser um guia e conduzir um deficiente visual com segurança, também conheceram e manusearam alguns objetos utilizados pelas pessoas com baixa ou nenhuma visão, como máquinas de escrever em braile, gravador, caneta para ler etiquetas, software para leituras de telas, áudio, livros, entre outros. Em um segundo momento, os estudantes participaram de uma dinâmica de sensibilização com vendas nos olhos.

Os alunos da Unifei tiveram a oportunidade de conhecer também a Gráfica Braille (maior da América Latina), o estúdio de gravação dos livros (audiodescrição) e outras atividades oferecidas pela Fundação Dorina Nowill.

O aluno Davi Braga da Cruz, do curso de Sistemas de Informação, fez uma observação sobre a sua experiência vivenciada: “foi uma visita muito interessante que agregou muito valor e conhecimento. Muito se fala em inclusão ou acessibilidade, mas pouco se aprende ou se põe em prática”. 

Destacou também, que “a Gráfica Braille tem a maior capacidade de produção da América Latina, e muitas pessoas ainda não tem o conhecimento disso. Aprender novas técnicas de adaptação como o “livro falado” e o sistema Braille, possibilita novas ideias sobre o que podemos fazer para colaborar com os deficientes visuais, além de conhecer a história de vida de Dorina, fundadora da instituição, que lutou com todas as suas forças pelos direitos dos deficientes de todo o Brasil. Foi maravilhoso ver tudo de perto!”

Dimas Jackson, aluno do curso de Licenciatura em Física da Unifei, salientou os aspectos mais importantes da visita: “a importância de saber se o outro quer a ajuda e os cuidados que devemos ter ao oferecê-la, é uma atitude que todos devem tomar. Outra experiência significativa aconteceu na dinâmica de sensibilização, em que pudemos compreender como uma pessoa que não possui visão pode reconhecer o ambiente e perceber a presença de objetos”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...