segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE PREOCUPAM EM ALFENAS


Alfenas, no Sul de Minas, divulgou os números do Levantamento de Índice de Infestação por Aedes é aegypti (LIRAa) na cidade.

Segundo informações da Vigilância do município, o primeiro levantamento do LIRAa feito neste ano, colhido com o intuito de identificar as áreas que necessitam de intervenções,  atingiu o nível de 3,47%. É preciso considerar que, os parâmetros do LIRAa, de possível epidemia de Dengue são os seguintes:

. menor que 1%: baixo risco;
. entre 1,0 e 3,9%: médio risco;
. acima de 3,9%: alto risco.

Ou seja, a cidade está em um número que equivale a médio risco de infestação, segundo a Vigilância. Os números do LIRAa indicam que houve uma elevação nos focos do mosquito, se comparado com o mesmo período de 2014. 

Confira os números do LIRAa do ano passado:

1º LIRAa  2014  2,56%
1º LIRAa  2015  3,47%

O coordenador da Vigilância, Volmir Maida, destaca que, 77,6% dos focos “continuam sendo, a maioria, encontrados em residências”. Ele alerta que neste período de chuvas, é necessário que todos façam sua parte para evitarmos uma epidemia de Dengue e/ou de Febre Chikungunya, eliminando os focos do mosquito transmissor.

Ainda de acordo com a Vigilância chega a 30, o número de notificações de dengue no município, em 2015. Destes números, 5 casos são positivos (dois positivos são de pessoas de outras cidades da região, mas que foram atendidas em Alfenas e, dos três casos de pacientes de Alfenas, dois deles contraíram a doença em viagem a outra localidade). 

Das 30 notificações, cinco foram descartadas. Existem 11 exames que aguardam os resultados dos soros, que já foram enviados para a Secretaria Estadual de Saúde e 9 casos estão em aberto, normalmente são de pessoas que apresentaram os sinais da doença, mas que, por algum  motivo  não fizeram os exames.

Nenhum comentário: