![]() |
Melhor treinador do mundo em provas com barreiras faz Camping na UFLA |
Durante toda a semana passada, os atletas que participam do projeto Centro Regional de Atletismo, o CRIA Lavras, atletas convidados e treinadores da região participaram de uma experiência memorável. Eles participaram do Camping Nacional de Treinamento de Provas com Barreiras, com a presença do treinador Santiago Antunez, de Cuba, considerado um dos melhores treinadores do mundo.
Santiago Antunez, que treinou atletas que foram medalhas de ouro em jogos olímpicos, como Anier Garcia (Sydney-2000) e Dayron Robles (Pequim-2008), ficou impressionado com o projeto desenvolvido em Lavras.
“É incrível o que eu encontrei aqui, em uma pequena cidade, um projeto tão grandioso”, considerou, destacando ainda outros pontos positivos, como a construção da Pista de Atletismo de Alto Rendimento, apontada por ele como uma das melhores do País.
Além disso, o treinador apontou pelo menos cinco atletas com elevado potencial olímpico. “Se o Brasil tivesse mais projetos como este, teria mais atletas olímpicos e, consequentemente, muito mais medalhas”, reforçou. Aconselhando os atletas que participam do camping, ele destacou a responsabilidade, disciplina, amor e dedicação aos treinos como essenciais para um futuro promissor no esporte. “Independente do desempenho em grandes competições, o esporte em si é um ótimo remédio. Treinei medalhistas olímpicos, mas treinei centenas de medalhistas da vida”, comentou.
Com 35 anos de experiência e diversos prêmios de reconhecimento internacional, como o “Técnico do Ano” concedido pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) em 2010, Santiago Antunes marcou sua primeira visita à UFLA não apenas pelo destacado conhecimento técnico, mas também pelo carisma, humildade e didática diferenciada com os atletas.
Na UFLA, Santiago Antunes compartilhou o treinamento com o professor Fernando de Oliveira, coordenador do projeto CRIA Lavras. Na Copa Brasil de Provas Combinadas, Cria Lavras foi campeã por equipes, com a maior pontuação entre todas as participantes. Foi a primeira vez que uma equipe mineira foi campeã desta competição nacional.
![]() |
A atleta Jenifer Nicole foi medalha de ouro na prova do heptatlo (7 provas) |
A atleta Jenifer Nicole foi medalha de ouro e Ingrid Ellen conquistou a medalha de prata na prova do heptatlo (7 provas) e o atleta Pedro de Oliveira conquistou o bronze no decatlo (10 provas). Além do título, Jenifer Nicole, que venceu 5 das 7 provas disputadas no heptatlo, fez o índice para o Panamericano de Atletismo Juvenil, que será realizado no Canadá. As duas atletas do CRIA Lavras conseguiram a liderança nacional do ranking nacional do heptatlo juvenil.CRIA Lavras
No projeto, cerca de 550 crianças e jovens de escolas públicas de Lavras e outras oito cidades da região desenvolvem atividades esportivas, especialmente nas modalidades do atletismo. Ao todo, mais de 20 mil crianças participaram do projeto, desde sua criação em 2008. Em 2012, tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Comentários