O presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro, definiu nesta segunda-feira, 3, como vitorioso o resultado do projeto eleitoral do partido no estado. Além da conquista das prefeituras de Santo Antônio do Itambé, Goianá e Chiador, os comunistas também irão disputar o segundo turno da eleição de Contagem. O PCdoB conquistou ainda 17 vice-prefeituras no estado
![]() |
Atual prefeito, Carlin Moura chega ao segundo turno em Contagem |
A reeleição do prefeito Carlin Moura em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é o centro do projeto do PCdoB no estado.
Segundo Wadson, a Comissão Política Estadual (CPE) irá se reunir na próxima quarta-feira, 5, para definir uma mobilização estadual de toda militância, vereadores, prefeitos e vices eleitos em Minas Gerais em torno do projeto de reeleição.
“É uma disputa contra o PSDB do senador Aécio Neves. Todo centro do segundo turno em Minas será a reeleição do prefeito Carlin Moura”, enfatiza.
O PCdoB-Contagem obteve no 1º turno 11,94% dos votos para vereador na cidade o que assegurou a maior votação proporcional no município e conquista de quatro cadeiras no Legislativo com a eleição de Rogério Marreco, Jair Tropical, Silvinha Dudu e Vinícius Faria.
Eleição recorde de vereadores
O dirigente estadual destaca ainda a eleição recorde de parlamentares no estado – tanto em quantidade, quanto em cidades polos.
Dos oito municípios com 2º turno em Minas, os comunistas garantiram representantes em cinco.
Em Belo Horizonte, o vereador Gilson Reis foi o segundo parlamentar mais votado da coligação PT/PCdoB.
Também foram eleitos os vereadores Tiago Santana, em Betim; Daniel Dias, em Montes Claros e Rosemary Mafra, em Governador Valadares.
Wadson ressalta ainda a importância da conquista de mandatos Legislativos em uma série de cidades consideradas polos regionais como Ubá e Cataguases (Zona da Mata), Janaúba e Januária (Norte). Em Viçosa, na Zona da Mata, o Professor Idelmino foi reeleito o vereador mais votado da cidade.
O partido também retomou o mandato Legislativo na cidade de Ouro Preto, na região Central do estado.
por Mariana Viel - do Vermelho Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário