Pular para o conteúdo principal

COM NOVAS ESTIMATIVAS DO IBGE, MUNICÍPIO DE LAVRAS TERÁ ACRÉSCIMO DE R$2,5 MILHÕES NO FPM

Apenas 13 municípios mineiros, dentre eles Lavras, têm previsão de mudanças no FPM em 2018

Conforme contagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas 13 municípios mineiros tiveram aumento no número de habitantes suficiente para provocar mudanças positivas do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a vigorar em 2018.

Com essa elevação, haverá acréscimo financeiro de aproximadamente R$ 2,5 milhões a mais no orçamento de 2018 para os municípios de Araçuaí, Caraí, Caeté, Caratinga, Fronteira, Janaúba, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lavras, Mateus Leme, Nova Lima, Santa Barbara e Sarzedo. Os dados são do estudo do departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios (AMM).

clique na imagem para ampliar
O IBGE divulgou as estimativas da população no Diário Oficial da União, de 30 de agosto de 2017, atendendo ao dispositivo legal, Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992, no artigo 102. As estimativas são de população dos municípios e das Unidades da Federação Brasileira, com data de referência em 1º de julho de 2017. 

clique na imagem para ampliar

A Lei complementar nº 143, de 17 de julho de 2013, alterou o art. 102 da Lei nº 8443, revogando os parágrafos 1º e 2º, que estabelecia o prazo de 20 dias, após a publicação das estimativas no Diário Oficial da União, para apresentação das reclamações ao IBGE.

Os dados fornecidos são também utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como parâmetro para enquadramento do município no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

“É importante destacar que estas estimativas são também utilizadas como base para estudos, análises e projeções que fundamentam a tomada de decisões nos diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal), na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas, e consequentemente, no aperfeiçoamento do processo de alocação de recursos públicos”, explica a assessora do departamento de Economia, Angélica Ferreti.

Com base nesta estimativa do IBGE, o departamento de Economia da AMM analisou que, em Minas Gerais, 639 municípios tiveram aumento no número de habitantes, sendo que 210 tiveram queda e quatro mantiveram o mesmo número da última estimativa referente à população de 1° de julho 2016. 

“No entanto, para 98,48% dos municípios, os coeficientes do Fundo não deverão mudar, ou seja, serão os mesmos aplicados em 2017”, alerta Angélica Ferreti.

O estudo mostra, também, que quatro municípios mineiros ficarão prejudicados financeiramente em razão de menos de 50 habitantes, são eles: Águas Vermelhas (por 9 habitantes deixará de mudar de faixa do 0,8 para 1,0), Ibiraci (por 10 habitantes deixará de mudar de faixa do 0,8 para 1,0), Matozinhos (por 13 habitantes deixará de mudar de faixa do 1,6 para 1,8) e São João do Paraíso (por 44 habitantes deixará de mudar 1,2 para 1,4).

com assessoria da AMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho