Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE DO AR: CONGONHAS INICIA MONITORAMENTO DA SILTE


A partir do dia 23 de junho, o monitoramento de silte será iniciado em pontos estratégicos de Congonhas. A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, visa intensificar o controle sobre a qualidade do ar no município, especialmente devido à forte presença da atividade minerária na região.

O silte é uma fração da poeira fina, composta por partículas muito pequenas que podem se manter suspensas no ar por longos períodos. Por serem facilmente inaladas, essas partículas representam riscos à saúde humana, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. Monitorar o silte é, portanto, uma ação técnica fundamental para compreender e mitigar os impactos da poluição atmosférica.

A qualidade do ar é, sem dúvida, um dos grandes desafios ambientais em Congonhas. Trata-se de uma questão complexa, que envolve múltiplos fatores. Por isso, soluções simples ou genéricas não são suficientes. O monitoramento do silte se soma a outras ações ambientais desenvolvidas no município e contribuirá com dados técnicos essenciais para a formulação de políticas públicas voltadas à proteção da saúde da população e ao equilíbrio ambiental.

A prefeitura pede à população compreensão pelos eventuais transtornos que o processo de medição possa causar em alguns pontos da cidade e apoio à iniciativa, que tem como principal objetivo garantir um ar mais limpo e saudável para todos os congonhens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

FESTANÇA COM ORÇAMENTO PÚBLICO: MUNICÍPIOS MINEIROS DESPEJAM MILHÕES EM SHOWS E EVENTOS

Por muito pouco, duas dúzias de municípios mineiros não colocaram R$ 18,9 milhões do orçamento público em contratos de shows e infraestrutura de eventos. Este movimento é um exemplo concreto de inversão de prioridades, quando o orçamento da administração pública segue a trilha do capital político de curto prazo em detrimento à obrigação constitucional de garantir serviços básicos e contínuos à população. Relatório elaborado pela Diretoria de Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) brecou gastos que estavam na mira das prefeituras de Capelinha, Crucilândia, Ipaba, Ipatinga, Nazareno, Peçanha, Sacramento, Santa Bárbara do Tugúrio, São João da Ponte, São João do Oriente, São Vicente de Minas e Várzea da Palma. O escopo do estudo elaborado pela área técnica do Tribunal abrangeu o exercício orçamentário desses municípios em 2024 e o planejamento para 2025, auditando contratos de shows e aluguel de equipamentos e infraestrutura. O r...