Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES RECEBE O TÍTULO DE “MUNICÍPIO REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA”

MEC irá implantar um Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais no município”

Fruto do eficiente trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através de seu departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que mantém atendimento especializado para 108 alunos com deficiência na rede municipal, Três Corações, no Sul de Minas, recebeu do Ministério da Educação (MEC) o título de “Município Referência em Educação Inclusiva”. O trabalho possibilitou a viabilização de um convênio para aquisição de um Centro de Apoio para Alunos com Deficiência Visual, que irá produzir os livros em Braille para seus alunos e para a região do Sul de Minas.

Segundo a secretária municipal de educação, Márcia Teresa de Abreu Coelho, as ações com vistas à produção de livros acessíveis aos alunos com deficiência visual, têm por objetivo ampliar e aprimorar a acessibilidade aos programas de livro do MEC, visando assegurar aos alunos matriculados em escolas públicas de educação básica, o pleno acesso e participação em condição de igualdade com os demais alunos. Junto com o CAP, está sendo criado em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, um Núcleo de Capacitação em Deficiência Visual, que irá trazer para Três Corações, mensalmente, cerca de 90 professores, de toda região do Sul de Minas, para capacitação.  Para a secretária de educação Márcia Teresa, esse título é a consagração do árduo trabalho da atual Administração Municipal, que vem se empenhando muito no sentido de oferecer uma educação de qualidade para todos os cidadãos tricordianos, independente de suas limitações.

Em 2009, a secretaria municipal de educação alfabetizou alunos cegos e com baixa visão em Braille, preparou professores para receberem esses alunos nas salas de aula e ofereceu curso de mobilidade para cegos aos funcionários das escolas e de todas as secretarias da Prefeitura, para que pudessem atender corretamente essas pessoas, promovendo assim uma cidade acessível.  “As ações não param por aqui e já está previsto para o mês de maio, com o apoio do Ministério da Educação/MEC, um grande Seminário de Educação Inclusiva em Três Corações, que irá receber gestores de 69 municípios de Minas Gerais, durante uma semana, que aqui estarão tomando contato com nossa experiência”, afirmou a secretária Márcia Teresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...