terça-feira, 1 de junho de 2010

Exclusivo: IMPASSE FRUSTA VOOS COMERCIAIS EM VARGINHA E LAVRAS

Proibição de novas linhas na Pampulha frusta voos comerciais em Varginha e Lavras

O Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero) é um programa de adequação, ampliação e melhoria na malha aeroportuária do Estado de Minas Gerais que objetiva prover de acesso aeroviário todas as regiões de Minas Gerais. A seleção dos aeroportos foi baseada em uma distribuição estratégica no Estado, na densidade populacional, nas áreas econômicas, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres técnicos, resultado das vistorias realizadas pelo Comando da Aeronáutica em parceria com o Estado.

Em Lavras, no Sul de Minas, o aeroporto Regional da Baunilha já foi inaugurado no início do ano, mas obras que ainda continuavam foram paralisadas pela Construtora Conserva. O motivo é a adequação ao projeto, que está sendo aditivado na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Em Varginha, o aeroporto foi reformado pela prefeitura e a Trip Linhas Aéreas já está com a linha pronta da cidade para Belo Horizonte. Até o serviço de check in (verificação da passagem) já foi instalado no local.

Varginha já contou com voos comerciais da Air Minas. Na época, alguns voos chegavam a sair da cidade com apenas 1 passegeiro, quando o mínimo necessário é de 3. A empresa abandonou Minas Gerais no domingo, 30, com a realização do último voo no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, em Belo Horizonte. Em Varginha tudo pronto e em Lavras só faltam os últimos retoques. Mas, mesmo com a retomada das obras no aeroporto da Baunilha, um problema frusta a Trip na operação de voos regulares nas 2 cidades: o bloqueio de novas linhas na Pampulha. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda à expansão do aeroporto e, por isso, paralisou a autorização de novos voos, inclusive regionais.

Nenhum comentário: