![]() |
O corpo de José Maurício de Andrade foi cremado em Itapecerica da Serra (SP), no cemitério Horto da Paz |
Morreu um filho ilustre de Lavras, no Sul de Minas. José Maurício de Andrade foi deputado estadual por Minas Gerais, por dois mandatos (1947-1950 e 1951-1954) e federal por três legislaturas (1955-1959, 1960-1964 e 1965-1969), e teve sua trajetória política associada à história de Juscelino Kubitschek, que conheceu ainda no "front" entre mineiros e paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O político nasceu em Lavras em 22 de fevereiro de 1913 (já que Arcos, município em que a família residia, não havia médico na época). Seu pai, Donato de Andrade, foi deputado estadual em Minas de 1919 a 1922, e sua mãe, Laura Sales Botelho de Andrade, era sobrinha do ex-governador de Minas Francisco Salles.
José Maurício era irmão de Gabriel e Roberto Andrade (já falecido), donos da Construtora Andrade Gutierrez. Em 1947, elegeu-se deputado à Assembléia Constituinte de Minas Gerais pelo PSD. Apoiou e trabalhou para a eleição de JK como governador de Minas Gerais em 1950, e se tornou líder do Executivo na Assembléia Legislativa. Acompanhando a trajetória de Juscelino, elegeu-se deputado federal quando JK chegou à Presidência da República.
Depois de abandonar a política federal após o AI-5, participou ativamente das duas gestões de sua esposa, Hilda Borges de Andrade, à frente da prefeitura de Arcos (1989-1992 e 1997-2000). Filha do médico Eduardo Borges da Costa, fundador da Faculdade de Medicina da UFMG, Hilda sempre fez parte da alta sociedade de Belo Horizonte. Ela foi a prefeita mais idosa eleita no Brasil na época de sua eleição, com 82 anos.
O corpo de José Maurício de Andrade foi cremado em Itapecerica da Serra (SP), no cemitério Horto da Paz às 17h00 desta quinta-feira, 13. Ele estava internado no Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo. Segundo funcionário da Fazenda Calciolândia, José Maurício precisou passar por uma cirurgia e não resistiu. De acordo com a assessoria da Andrade Gutierrez, ainda não foi repassado para a empresa o motivo da morte de José Maurício de Andrade.
do portal Noh!
enviado especial a Itapecerica da Serra
do portal Noh!
enviado especial a Itapecerica da Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário