quinta-feira, 28 de maio de 2020

DOCENTES DA UEMG PUBLICAM SOFRE EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM DIVINÓPOLIS


Os professores Tiago de Morais Faria Novais e Mauro César Cardoso Cruz, do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis, em parceria com a professora Mônica de Abreu Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), publicaram um artigo científico no periódico americano “Modern Environmental Science and Engineering”. 

O título do trabalho, que fez parte da edição 11, do volume 5, de novembro de 2019, foi “Evaluation of the influence of air pollution on hospitalizations for respiratory diseases in Divinópolis, Brazil” ("Avaliação da influência da poluição atmosférica nas hospitalizações por doenças respiratórias em Divinópolis, Brasil”). 

Também participaram da produção do artigo os estudantes Elizamara Marçal Pelegrino e Emanuel Gomes Cândido Coelho, ambos do curso de Engenharia Civil da Unidade e bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG) em 2018.

De acordo com o professor Tiago, “o artigo faz uma análise das internações hospitalares de jovens e idosos em Divinópolis por problemas respiratórios e avalia o impacto que a poluição atmosférica possui nas referidas internações”. 

A cidade possui, em cinco locais de sua área urbana, dispositivos que monitoram a poluição atmosférica desde o ano 2000. O artigo foi escrito com base nos relatórios mensais acerca da qualidade do ar produzidos a partir das análises das amostras coletadas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2014, contabilizando, ao todo, 180 meses de análise. 

Além disso, foram levados em consideração dados referentes à umidade, temperatura e velocidade do vento e às internações hospitalares ocorridas em Divinópolis no mesmo período.

Com base neste estudo e na análise dos dados, os autores puderam concluir que a poluição atmosférica na cidade de Divinópolis pode provocar um aumento de pelo menos 5% no número de internações por doenças respiratórias na cidade. “É importante destacar que este é um fato agravante para a atual situação, de pandemia pela Covid-19, intensificando os cuidados necessários no município”, finaliza o professor Tiago.

Apesar de a edição do periódico ser de novembro de 2019, a publicação do artigo aconteceu em abril de 2020.


com Isabella Marques - da assessoria da UEMG

Nenhum comentário: