Pular para o conteúdo principal

CIRURGIA CARDÍACA PERCUTÂNEA INÉDITA NO INTERIOR DE MINAS É REALIZADA COM SUCESSO NO VAZ MONTEIRO


No último dia 3 de abril, sábado, a equipe de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro, de Lavras, no Sul de Minas, realizou, com sucesso, um procedimento inédito no interior de Minas Gerais: a troca valvar do tipo Valve in Valve Mitral.

Aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a cirurgia é feita em pacientes que já foram submetidos a cirurgia aberta para implante de prótese valvar mitral, mas nos quais a válvula passou a não funcionar adequadamente devido a desgaste, infecção ou trombose. 

O paciente atendido no Vaz Monteiro é de Lavras e havia sido operado em São Paulo em 2008, com implante de uma bioprótese mitral. 

Agora, transcorridos 13 anos, “a prótese estava com uma insuficiência grave” explica o coordenador do Departamento de Cardiologia do Vaz Monteiro, Marcos Cherem.

Entre as opções para o paciente estavam uma nova cirurgia tradicional aberta ou o implante de uma prótese Edwards Sapien por via percutânea (através de uma veia, sem necessidade de abertura da caixa torácica). 

O paciente optou pela segunda levando em consideração o menor desconforto, menor risco de infecções, sangramentos, arritmias e o menor tempo de internação (7 a 10 dias para cirurgias aberta, 1 a 2 dias para a cirurgia percutânea).

A cirurgia foi realizada por uma equipe multidisciplinar, formada pelo cardiologista Marcos Cherem, hemodinamicistas Jamil Abdalla Saad, Ari Mandil, Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e Thiago José de Assis, o anestesista Victor Bahia, cirurgião cardiovascular Vinicius Costa e ecocardiografista Leandro Boueri Ticle.

Todo o procedimento transcorreu sem intercorrências, com cerca de uma hora e trinta minutos de duração. O paciente recebeu alta hospitalar cerca de 24 horas após.

“É uma satisfação oferecermos a Lavras a possibilidade de tratamentos cardiológicos de alta tecnologia no Hospital Vaz Monteiro. Iniciamos nosso trabalho em intervenções cardiológicas cirúrgicas em 2009 e desde então já efetuamos mais de 10.000 procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com envolvimento de toda uma equipe de cardiologistas, hemodinamicistas, cirurgiões, anestesistas, enfermagem e com o suporte total da direção da instituição” afirmou Marcos Cherem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/