Pular para o conteúdo principal

UFLA ANUNCIA RETORNO DE AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS

Levantamento provisório aponta que 1.500 estudantes vão circular pelo campus diariamente

Em reunião realizada na terça-feira, dia 24, o Conselho de Ensino, Pesquisa (CEPE) e Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deliberou pelo retorno presencial das atividades práticas letivas das disciplinas que necessitam de laboratórios especializados ou de atividades de campo. Esse retorno ocorrerá a partir de 27/9.

Com a decisão, as faculdades, escolas e institutos devem confirmar, até o dia 2 de setembro, por meio de planilhas eletrônicas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os componentes curriculares que oferecerão aulas práticas e de campo presenciais. Até o dia 3/9, a Prograd irá divulgar a relação de disciplinas cujas atividades, em laboratório ou no campo, serão retomadas, para que estudantes e servidores possam consultar e se planejar.

O Comitê Especial de Emergência para enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA) enfatiza que os estudantes devem retornar a Lavras apenas após a certeza de que a disciplina em que estão matriculados estará sendo ofertada entre as práticas presenciais. Sendo assim, o retorno dos estudantes para a cidade de Lavras será gradual e seguro.

As unidades acadêmicas e departamentos deverão garantir a adaptação do protocolo de biossegurança e plano de contingência (disponíveis em ufla.br/coronavirus) para atenderem as especificidades das disciplinas que serão presenciais.

O estudante de graduação que não se sentir seguro para o retorno - e que esteja matriculado nas disciplinas cujas atividades práticas serão retomadas de forma presencial - poderá optar pelo cancelamento da matrícula nesse componente, procedimento que pode ser realizado até 29 de outubro.

A decisão estabelece ainda que ficam mantidas no formato não presencial (ANP) as atividades letivas teóricas ou as práticas que não utilizam laboratórios especializados ou se caracterizam como atividade de campo.

Assistência Estudantil
Segundo a Prograd, pelo número de estudantes matriculados atualmente nas disciplinas com indicativo de atividades presenciais, serão cerca de 1500 estudantes a frequentar o câmpus diariamente. O número poderá ser menor. Após concluída a etapa de cancelamentos de matrículas será possível obter o total exato de estudantes que retornarão.

A partir das estimativas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) já se prepara para garantir o suporte aos estudantes que retornarem:

● Ambulatório Virtual – encontra-se em funcionamento o atendimento médico a toda a comunidade universitária por meio do Ambulatório Virtual. Basta preencher o formulário e agendar atendimento. Quando houver suspeita de Covid-19, testes diagnósticos RT-PCR serão feitos pelo LabCovid/UFLA, se assim for indicado pelo serviço médico. Em breve, o serviço vai estar também com atendimento presencial.

● Restaurante Universitário – O serviço retornará e oferecerá alimentação balanceada aos estudantes, de forma segura tanto para os usuários quanto para os funcionários. Serão implementadas medidas de segurança, a serem divulgadas antes do retorno.

● Moradia Estudantil – o retorno ocorrerá de forma segura, gradual e escalonada. E será permitido o retorno, nesse primeiro momento, apenas aos estudantes que estiverem matriculados em disciplinas que incluam atividades presenciais.

*Com informações da assessoria de UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.