sexta-feira, 27 de agosto de 2021

UFLA ANUNCIA RETORNO DE AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS

Levantamento provisório aponta que 1.500 estudantes vão circular pelo campus diariamente

Em reunião realizada na terça-feira, dia 24, o Conselho de Ensino, Pesquisa (CEPE) e Extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deliberou pelo retorno presencial das atividades práticas letivas das disciplinas que necessitam de laboratórios especializados ou de atividades de campo. Esse retorno ocorrerá a partir de 27/9.

Com a decisão, as faculdades, escolas e institutos devem confirmar, até o dia 2 de setembro, por meio de planilhas eletrônicas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os componentes curriculares que oferecerão aulas práticas e de campo presenciais. Até o dia 3/9, a Prograd irá divulgar a relação de disciplinas cujas atividades, em laboratório ou no campo, serão retomadas, para que estudantes e servidores possam consultar e se planejar.

O Comitê Especial de Emergência para enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA) enfatiza que os estudantes devem retornar a Lavras apenas após a certeza de que a disciplina em que estão matriculados estará sendo ofertada entre as práticas presenciais. Sendo assim, o retorno dos estudantes para a cidade de Lavras será gradual e seguro.

As unidades acadêmicas e departamentos deverão garantir a adaptação do protocolo de biossegurança e plano de contingência (disponíveis em ufla.br/coronavirus) para atenderem as especificidades das disciplinas que serão presenciais.

O estudante de graduação que não se sentir seguro para o retorno - e que esteja matriculado nas disciplinas cujas atividades práticas serão retomadas de forma presencial - poderá optar pelo cancelamento da matrícula nesse componente, procedimento que pode ser realizado até 29 de outubro.

A decisão estabelece ainda que ficam mantidas no formato não presencial (ANP) as atividades letivas teóricas ou as práticas que não utilizam laboratórios especializados ou se caracterizam como atividade de campo.

Assistência Estudantil
Segundo a Prograd, pelo número de estudantes matriculados atualmente nas disciplinas com indicativo de atividades presenciais, serão cerca de 1500 estudantes a frequentar o câmpus diariamente. O número poderá ser menor. Após concluída a etapa de cancelamentos de matrículas será possível obter o total exato de estudantes que retornarão.

A partir das estimativas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) já se prepara para garantir o suporte aos estudantes que retornarem:

● Ambulatório Virtual – encontra-se em funcionamento o atendimento médico a toda a comunidade universitária por meio do Ambulatório Virtual. Basta preencher o formulário e agendar atendimento. Quando houver suspeita de Covid-19, testes diagnósticos RT-PCR serão feitos pelo LabCovid/UFLA, se assim for indicado pelo serviço médico. Em breve, o serviço vai estar também com atendimento presencial.

● Restaurante Universitário – O serviço retornará e oferecerá alimentação balanceada aos estudantes, de forma segura tanto para os usuários quanto para os funcionários. Serão implementadas medidas de segurança, a serem divulgadas antes do retorno.

● Moradia Estudantil – o retorno ocorrerá de forma segura, gradual e escalonada. E será permitido o retorno, nesse primeiro momento, apenas aos estudantes que estiverem matriculados em disciplinas que incluam atividades presenciais.

*Com informações da assessoria de UFLA

Nenhum comentário: