Pular para o conteúdo principal

CAGED: MINAS GERAIS CRIA MAIS DE 139 MIL NOVOS EMPREGOS EM 2024

Entre janeiro e dezembro, o estado manteve saldo positivo de vagas, apesar da queda no último mês do ano

Minas Gerais registrou saldo positivo de 139.503 novos postos de trabalho em 2024, mantendo-se praticamente estável em relação ao ano anterior (138.429 vagas). O levantamento foi realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) do setor de Serviços foram as principais responsáveis pela criação de empregos, representando 54% do total, com 59.632 novas contratações. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas atividades de “serviços combinados de escritório e apoio administrativo” (6.557 vagas), “outros serviços prestados às empresas” (3.566 vagas) e “transporte rodoviário de carga” (3.490 vagas).

Na sequência, destacaram-se os setores de Comércio, com 22.738 novas vagas – impulsionado pelo segmento de “comércio varejista de mercadorias em geral – supermercados” (4.714 vagas) – e Indústria da Transformação, com 15.549 vagas, sendo as principais atividades “serviços de alimentação para eventos e recepções – bufê” (1.567) e “fabricação de produtos de uso doméstico – fogões, refrigeradores, máquinas de lavar” (696).

As MPE mineiras registraram maior geração de empregos nas regiões Centro (43.808 novos postos), Sul (12.597) e Triângulo (11.269).

Retração em dezembro
No último mês do ano, Minas Gerais apresentou saldo negativo, com o fechamento de 68.617 postos de trabalho. Desse total, 48,2% ocorreram em negócios de maior porte (-33.091) e 47,4% foram registradas em MPE (-32.548).

Todos os setores apresentaram queda na geração de empregos: Serviços (-12.346), Indústria da Transformação (-6.844) e Construção Civil (-6.507). Os segmentos mais impactados foram construção de edifícios (-2.732), construção de rodovias e ferrovias (-1.337), educação infantil – pré-escola e creche (-2.372) e ensino fundamental (-1.036).

O resultado negativo reflete a sazonalidade típica do período. Entre os principais fatores que explicam esse movimento estão o encerramento de contratos temporários em setores como educação básica, construção civil, agropecuária e atividades ligadas às festas de fim de ano. Além disso, a desaceleração econômica, somada à inflação pressionada, desvalorização cambial e ao crédito mais caro, impacta diretamente setores dependentes do consumo das famílias, como serviços e comércio. Para equilibrar custos, muitas empresas acabam reduzindo seus quadros de funcionários.

Na análise regional, todas as regiões do estado registraram saldo negativo em dezembro, com as maiores perdas no Centro (-9.852), Centro-Oeste e Sudoeste (-5.278) e Triângulo (-5.005).

O que esperar da economia nos próximos meses?
“As expectativas para 2025 apontam para um cenário de moderação no mercado de trabalho, com uma possível intensificação da desaceleração econômica no segundo semestre. Apesar da previsão de forte crescimento no setor agropecuário, que pode impulsionar o PIB no primeiro trimestre, esse efeito tende a ser temporário. No segundo trimestre, a tendência é que a queda do consumo e dos investimentos ganhe força. O mercado de trabalho entra em 2025 com sinais de moderação, mas ainda há potencial de crescimento, desde que políticas econômicas e estímulos adequados sejam implementados”, explica a analista do Sebrae Minas Bárbara Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...