
No Brasil, há 12,4 mil passagens de nível ao longo de ferrovias, em média, uma a cada 2,3 km. As passagens provocam a redução da velocidade das composições.
Essa redução compremete o desempenho das locomotivas e promovem um alto custo de manutenção, sem contar os prejuízos decorrentes do aumento do tempo no percurso no transporte de carga. Uma das passagens de nível mais críticas apontada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) se encontra em Betim. No centro da cidade, motoristas e pedestres são obrigados a esperar até 10 minutos antes de ultrapassar a pasagem, localizada na avenida Pará de Minas. Moradores reclamam que não há cancelas, sirene, nem guarita com segurança.
Este é o retrato de um Brasil que parou no tempo e trem continua passando. Principalmente em Minas, muitos municípios se desenvolveram a partir das estradas de ferro. Mas esse desenvolviemnto não foi contemplado com ações de infra-estrutura ferroviária e como resultado sobrou um amontoado de trilhos que hoje emperra o progresso.
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