sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PESQUISAS DA UFLA VENCEM PREMIAÇÃO ESTADUAL

Duas pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Lavars (Ufla) foram vencedoras no 9º Prêmio Furnas Ouro Azul, promovido pelo Jornal Estado de Minas. Na categoria nível superior, o estudante Lucas Bragança de Carvalho ficou em primeiro lugar. Já na modalidade Mestrado e Doutorado, a doutoranda em Agroquímica Maria Cristina Silva venceu a premiação pelo segundo ano consecutivo. Os estudos foram baseados no uso racional dos recursos hídricos.

O trabalho realizado por Maria Cristina oferece uma alternativa aos processos tradicionais voltados para o tratamento de efluentes coloridos por meio da biorremediação, processo que utiliza micro-organismos ou enzimas para degradar compostos poluentes. Ela testou uma enzima presente no nabo (peroxidase) capaz de atuar na descoloração do corante Turqueza Remazol G 133%. A pesquisa foi orientada pela professora Angelita Duarte Corrêa, do Departamento de Química (DQI).

Furnas Ouro Azul

O Prêmio Furnas Ouro Azul tem como objetivo valorizar projetos que se destaquem como exemplos de empresas e cidadãos quanto ao uso racional e à proteção dos recursos hídricos em Minas Gerais. É uma iniciativa dos Diários Associados, por meio do jornal Estado de Minas. Os projetos inscritos devem conter propostas de revitalização e conservação dos recursos hídricos, com o envolvimento da comunidade com as questões ambientais, por meio de práticas de conscientização e estratégias que permitam o melhor aproveitamento desses recursos.

Nenhum comentário: