Pular para o conteúdo principal

ABRIL POÉTICO

Começa nesta semana a 10ª edição do “Abril Poético”. Promovido pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) e parceiros, este ano o Salão Nacional de Poesia vai de 2 a 30 de abril e percorre 12 municípios mineiros em dois circuitos distintos: o “Circuito do Minério” (Região Central) e o “Circuito das Águas” (Sul de Minas).

Com o tema “Roteiro da Memória: 200 anos da morte de Aleijadinho”, o evento homenageia o mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho” (1738 – 1814). As cidades que integram a programação deste ano são: Belo Horizonte (abertura), Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Caranaíba, Capela Nova, Rio Espera, Cambuquira, Três Corações, Campanha, São João del Rey e Congonhas (encerramento).

Com o foco na poesia, mas integrando várias manifestações artísticas e culturais, o Abril Poético vem com uma extensa e diversificada programação. Recitais de poesia, lançamentos de livros, shows musicais, exposições, oficinas poéticas e patrimoniais, teatro, palestras, debate, cinema e cultura popular dão o tom da itinerância.

O que é o Abril Poético?
É um salão nacional de poesia fundado pela Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma) e uma celebração artístico-cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura na região do Alto Paraopeba e do Vale do Piranga. O projeto está alicerçado no tripé: Cultura – Memória - Ecologia e propõe uma série de atividades envolvendo escolas, entidades, artistas, militantes e grupos culturais de Conselheiro Lafaiete e região, de forma a promover uma troca de experiências, participação e envolvimento espontâneo dos cidadãos presentes em torno da rica e inesgotável magia cotidiana, que faz da cultura uma fonte de recursos de adaptação e transformação social.

Programação do Abril Poético em Três Corações
Dia 21 de abril (segunda-feira)
Evento: GOL DE LETRA
- 9h - Concentração Poética - Visita Patrimonial à Maria Fumaça (Praça dos Ferroviários). Caminhada poética até a Casa Pelé (Rua Edson Arantes do Nascimento, 1.000 - Centro) - 10h - Recital Poético na Casa Pelé com repertório ligado ao tema do país do futebol.
Participação especial: Kombioteca (Divinópolis/MG).
Evento: CONFRATERNIZAÇÃO POÉTICA
Local: Praça Odilon Rezende Andrade - Centro.
- 16h - Varal de Poesias e intervenções culturais. Participação especial: Kombioteca (Divinópolis/MG).
- 19h - Sarau Poético e Shows culturais com artistas locais, regionais e equipe do Abril Poético. Lançamento do Livro: \\\"Pensamentos de Outrora\\\" (Editora Multifoco), de Thais Lemes (Cambuquira/MG)
Coordenação: Grupo Lesma de Poesia

Dia 22 de abril (terça-feira)
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Municipal Prefeito Celso Banda (Rua H. 56 - Jardim Esperança)
- 9h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola.
- Participações especiais: Alunos da escola, Grupo Lesma e artistas convidados.
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Municipal Henriqueta Gomes (Rua Raposo Tavares, 945 - Parque Bandeirantes)
- 16h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola.
- Participações especiais: Alunos da escola, Grupo Lesma e artistas convidados.
Evento: SARAU POÉTICO
Local: Praça Odilon Rezende Andrade - Centro
20h - Atividades culturais e confraternização Poética.

Dia 23 de abril (quarta-feira)
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Estadual Clóvis Salgado (Rua São Gabriel, 53 - Cotia)
- 9h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola com a participação dos alunos da Escola Estadual Godofredo Rangel.
- Participações especiais: Recital Grupo Lesma de Poesia e alunos do COC de Três Corações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.