Pular para o conteúdo principal

ABRIL POÉTICO

Começa nesta semana a 10ª edição do “Abril Poético”. Promovido pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) e parceiros, este ano o Salão Nacional de Poesia vai de 2 a 30 de abril e percorre 12 municípios mineiros em dois circuitos distintos: o “Circuito do Minério” (Região Central) e o “Circuito das Águas” (Sul de Minas).

Com o tema “Roteiro da Memória: 200 anos da morte de Aleijadinho”, o evento homenageia o mestre do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho” (1738 – 1814). As cidades que integram a programação deste ano são: Belo Horizonte (abertura), Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Caranaíba, Capela Nova, Rio Espera, Cambuquira, Três Corações, Campanha, São João del Rey e Congonhas (encerramento).

Com o foco na poesia, mas integrando várias manifestações artísticas e culturais, o Abril Poético vem com uma extensa e diversificada programação. Recitais de poesia, lançamentos de livros, shows musicais, exposições, oficinas poéticas e patrimoniais, teatro, palestras, debate, cinema e cultura popular dão o tom da itinerância.

O que é o Abril Poético?
É um salão nacional de poesia fundado pela Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma) e uma celebração artístico-cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura na região do Alto Paraopeba e do Vale do Piranga. O projeto está alicerçado no tripé: Cultura – Memória - Ecologia e propõe uma série de atividades envolvendo escolas, entidades, artistas, militantes e grupos culturais de Conselheiro Lafaiete e região, de forma a promover uma troca de experiências, participação e envolvimento espontâneo dos cidadãos presentes em torno da rica e inesgotável magia cotidiana, que faz da cultura uma fonte de recursos de adaptação e transformação social.

Programação do Abril Poético em Três Corações
Dia 21 de abril (segunda-feira)
Evento: GOL DE LETRA
- 9h - Concentração Poética - Visita Patrimonial à Maria Fumaça (Praça dos Ferroviários). Caminhada poética até a Casa Pelé (Rua Edson Arantes do Nascimento, 1.000 - Centro) - 10h - Recital Poético na Casa Pelé com repertório ligado ao tema do país do futebol.
Participação especial: Kombioteca (Divinópolis/MG).
Evento: CONFRATERNIZAÇÃO POÉTICA
Local: Praça Odilon Rezende Andrade - Centro.
- 16h - Varal de Poesias e intervenções culturais. Participação especial: Kombioteca (Divinópolis/MG).
- 19h - Sarau Poético e Shows culturais com artistas locais, regionais e equipe do Abril Poético. Lançamento do Livro: \\\"Pensamentos de Outrora\\\" (Editora Multifoco), de Thais Lemes (Cambuquira/MG)
Coordenação: Grupo Lesma de Poesia

Dia 22 de abril (terça-feira)
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Municipal Prefeito Celso Banda (Rua H. 56 - Jardim Esperança)
- 9h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola.
- Participações especiais: Alunos da escola, Grupo Lesma e artistas convidados.
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Municipal Henriqueta Gomes (Rua Raposo Tavares, 945 - Parque Bandeirantes)
- 16h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola.
- Participações especiais: Alunos da escola, Grupo Lesma e artistas convidados.
Evento: SARAU POÉTICO
Local: Praça Odilon Rezende Andrade - Centro
20h - Atividades culturais e confraternização Poética.

Dia 23 de abril (quarta-feira)
Evento: ESCOLA POÉTICA
Local: Escola Estadual Clóvis Salgado (Rua São Gabriel, 53 - Cotia)
- 9h - Atividades do Abril Poético envolvendo os alunos da escola com a participação dos alunos da Escola Estadual Godofredo Rangel.
- Participações especiais: Recital Grupo Lesma de Poesia e alunos do COC de Três Corações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...