Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTE DE TRÊS CORAÇÕES É SELECIONADA PARA PARTICIPAR DE FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Jovem de 15 anos, estudante do ensino público, foi escolhida para representar o município em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista

Alunos do 8º e 9º do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira - CAIC realizaram estudos em grupo sobre o trânsito em Três Corações, no Sul de Minas, durante o mês de maio.

A atividade fez parte do processo seletivo para participação do 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, evento que reunirá estudantes da rede pública com idades entre 12 e 17 anos, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme, no interior de São Paulo, para debater soluções para tornar o trânsito mais seguro e acessível. 

A diretoria da escola CAIC desenvolveu a dinâmica em três etapas e foi conduzido por uma equipe composta por professores e supervisor pedagógico.

Os alunos foram desafiados a pesquisar, trabalhar em grupos e opinar sobre quais as dificuldades encontradas no trânsito de Três Corações e como solucioná-las.

Dentre os 30 concorrentes, Ranielle de César Leriano, 15 anos, foi selecionada para participar do evento e levar sugestões que possam contribuir para humanizar o trânsito.

A estudante ressaltou a necessidade de melhorar a sinalização nos bairros próximos à escola, principalmente ampliar as faixas de pedestres. “Precisamos envolver as entidades competentes para dar andamento ao nosso trabalho”, afirma.

Após as atividades os participantes elaboraram um cronograma de ações voltadas ao trânsito que foi incorporado ao calendário escolar. Entre as propostas estão blitz de conscientização nos locais mais vulneráveis da cidade, confecção de folder e apresentação de peças teatrais envolvendo o tema.

A escola também criou a CIPAC (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no CAIC) que conta com a participação de professores, alunos, pais e coordenadores da escola. 

“Hoje percebemos que falta conscientizar as pessoas sobre as responsabilidade, direitos e deveres de cada um no trânsito e a escola pode contribuir para mudar essa realidade”, afirma Tamiris Silva, professora de geografia.

Sobre o Fórum da Juventude
Estudantes da rede pública de ensino dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com idade entre 12 e 17 anos, participarão 2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, nos próximos dias 11 a 14 de junho, no município do Leme.

A iniciativa é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país.

O Fórum da Juventude tem por objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal dos jovens para que eles se tornem multiplicadores da causa segurança no trânsito, por meio de momentos formativos, trocas de experiências e educação entre pares e diálogo com autoridades do setor, quando poderão inclusive apresentar suas recomendações e soluções para problemáticas relacionadas à segurança no trânsito, como a redução de acidente e a adoção e uma postura mais cidadã e humana no trânsito.

Transmissão em tempo real. No terceiro dia de encontro, 13, os estudantes farão uma apresentação para autoridades, na qual deverão mostrar soluções para problemáticas apresentada a eles.

O evento será transmitido ao vivo por meio do link Fórum Arteris da Juventude e nas redes sociais da Arteris, a partir das 14h. As escolas e APAEs representadas pelos alunos acompanharão a apresentação em tempo real, como atividade complementar.

Histórico. O 1º Fórum reuniu em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris, com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social.

Serviço
2º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito
Quando: 11 a 14 de junho de 2017 
Onde: Repúbllica Lago, em Leme (SP),
Transmissão ao vivo no dia 13, às 14h, por meio do link: http://grupozoe.com.br/forumdajuventude/

com Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...