segunda-feira, 16 de outubro de 2017

SEMANA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VAI MOVIMENTAR O CAMPUS DA UFLA

Edição deste ano ocorre nos dias 22 a 28 de outubro, com a expectativa de reunir mais de 800 participantes, 40 palestras e mais de 100 horas de conteúdo
Marcelo Freitas, CEO da Playbor, é um dos palestrantes do evento. Fundada em 2015 por empreendedores e entusiastas de games, é a primeira empresa do Brasil focada em acelerar o desenvolvimento de jogos digitais

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é destaque nacional em várias áreas do conhecimento. Con­ta com 23 cursos de gra­du­a­ção e 25 de pós-graduação. Em um dia nor­mal de aula, passam pelo campus da UFLA cerca de 13 mil pessoas.

O Departamento de Ci­ên­cia da Com­pu­ta­ção (DCC/UFLA) é o principal responsável pelos cursos de ba­cha­re­la­do em Ci­ên­cia da Com­pu­ta­ção (BCC) e o bacharelado em Sis­te­mas de In­for­ma­ção (BSI) da UFLA, por oi­to cursos de Pós-Gra­du­a­ção Lato-Sensu e o Mes­tra­do em Ciência da Com­pu­ta­ção. 

O DCC também pos­sui grande participação no curso de Engenhraia de Con­tro­le e Au­to­ma­ção e será o principal responsável pe­lo cur­so de en­ge­nha­ri­a da Com­pu­ta­ção. 

Os ex-alunos do DCC des­ta­cam-se por atuar em empresas nacionais e in­ter­na­cio­nais, u­ni­ver­si­da­des federais, além de construir iniciativas em­pre­en­de­do­ras.

Anualmente o DCC realiza a Semana de Tecnologia da Informação (SETI). A edição deste ano ocorre nos dias 22 a 28 de outubro, com a expectativa de reunir mais de 800 participantes, 40 palestras e mais de 100 horas de conteúdo.

Haverá atividades de domingo à domingo, incluindo palestras, minicursos, Feira de Recrutamento e Carreira, Mostra de Software, Game Jam, além de um Workshop de Pesquisa e Tecnologia. 

O intuito do evento é promover, para estudantes e público de todas as áreas e que estejam interessados conhecer novas tendências na área de tecnologia da informação, trazendo experiências do mercado de trabalho e disseminando conhecimentos durante uma semana repleta de conteúdo dos mais diversos assuntos, além de proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional e acadêmico dos participantes. 

E para começar o evento, a organização realizará no próximo domingo, 22, na Praça Augusto Silva, no Centro de Lavras, uma integração com a comunidade lavrense divulgando a SETI para todos os interessados.

"Como ação social, durante a semana,  iremos arrecadar brinquedos para doar para creche do município de Lavras. Como uma forma de comemorarmos o dia das crianças e fazendo a alegria de crianças", destacam os organizadores do evento.

As inscrições para a SETI são gratuitas e deverá ser feita de forma individual em cada palestra/minicurso que o interessado desejar participar.  Para maiores informações, acesse: http://seti.ufla.br 

Case de sucesso
Entre os palestrantes de destaque da SETI 2017 na Universidade Federal de Lavras, está o CEO da Playbor, Marcelo Freitas, engenheiro eletrônico e de telecomunicação pela PUC Minas, que ministrará a palestra "Pré-Aceleração: transformando seu jogo em negócio". 

Em julho de 2015, Marcelo Freitas, Gustavo Horta e João Guilherme Paiva se uniram em prol de um objetivo maior: causar impacto positivo no mercado brasileiro de jogos digitais. Participaram de diversos eventos, conversaram com vários profissionais experientes e estudaram a fundo todas as portas de entrada para o mercado dos games. Mas faltava algo para que seus sonhos se concretizassem.

Após várias reuniões, a equipe decidiu se inscrever no Programa Lemonade, o maior programa de pré-aceleração de startups do Brasil. Sucesso na banca de seleção, entre 120 equipes inscritas, a Playbor ficaria entre as 30 startups selecionadas para participar do programa.

Na segunda etapa do programa o foco foi em planejamento financeiro e apresentação de resultados, onde o diretor financeiro Rafael Bianchini foi integrado à equipe, o que foi crucial para que a Playbor garantisse o primeiro lugar na única avaliação realizada nessa etapa. A equipe manteve o ritmo e garantiu lugar entre as sete startups premiadas no Demoday.

A Playbor, antes conhecida como a primeira aceleradora de games da América Latina, é hoje a primeira pré-aceleradora com foco em games do Mundo. Em seu programa de aceleração piloto, contou com a participação de dois jogos, Kiatto: The Legendary Hero e The Last War.

Em novembro de 2016, foi dada a largada para criação da Associação Mineira de Jogos, carinhosamente chamada de GAMinG. A Playbor, além de ser uma das idealizadoras do projeto, tem participação ativa na construção desse sonho compartilhado por todos os desenvolvedores de games da terra do pão de queijo.

Organização da SETI
A comissão organizadora do SETI é composto por Alice Barros (Centro Acadêmico de Sistemas de Informação), Eduardo Lima (Centro Acadêmico de Ciência da Computação), Israel Gonçalves (Centro Acadêmico de Sistemas de Informação), Letícia Diniz (Centro Acadêmico de Ciência da Computação), Luiz Amaral (Comp Júnior), Matheus Tudéia (Centro Acadêmico de Sistemas de Informação), Marco Costa (Centro Acadêmico de Ciência da Computação), Neumar Malheiros (Departamento de Ciência da Computação), Renata Teles (Departamento de Ciência da Computação) e Vanussa Pastor (Comp Júnior).

Nenhum comentário: