Pular para o conteúdo principal

JUIZ CANÇADO TRINDADE, DO TRIBUNAL DE HAIA, RECEBERÁ DOUTOR HONORIS CAUSA

Graduado pela UFMG, magistrado é reconhecido pela defesa dos direitos humanos
Cançado Trindade é a 24ª personalidade agraciada com o principal título honorífico da UFMG

Em solenidade amanhã, terça-feira, 24, a partir das 19h, no Auditório Alberto Deodato, da Faculdade de Direito, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concede seu maior título honorífico – Doutor Honoris Causa – ao juiz Antônio Augusto Cançado Trindade. 

Reconhecido internacionalmente pela atuação incisiva em defesa dos direitos humanos, o professor é membro, desde 2009, da Corte Internacional de Justiça (Tribunal da Haia), principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU), para o qual foi reeleito em novembro passado.

Em seus 90 anos, a UFMG concedeu o título a apenas 24 personalidades, já incluindo o professor Cançado Trindade. 

“A história da minha relação com a UFMG é muito especial. Guardo vínculos de estreita amizade com a Faculdade de Direito e sempre recebi seus acadêmicos nos organismos internacionais em que tenho atuado”, relata. 

“Estou sumamente honrado com a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela universidade na qual me graduei. É algo muito especial para mim”, acrescenta.

Ao longo dos anos, Cançado Trindade atendeu diversos convites da Faculdade de Direito para discorrer sobre seus pareceres e votos em casos que foram decididos em âmbito internacional, “o que revela o verdadeiro espírito de Universitas”, pondera o homenageado. 

“Sempre mantivemos essa comunicação direta. Fico muito emocionado e feliz em voltar à UFMG e à nossa cidade natal”, completa.

O diretor da Faculdade de Direito, Fernando Gonzaga Jayme, que fará a saudação a Cançado Trindade na solenidade, destaca a projeção internacional da sua obra acadêmica, sempre pautada na defesa dos direitos humanos. Um grande legado de Cançado Trindade para a Faculdade é o Grupo de Estudos em Direito Internacional. 

"Ele se consolidou e se fortaleceu graças ao apoio dele”, comenta. Atualmente, vários profissionais que participaram desse grupo estão posicionados em organismos internacionais ou atuam no campo dos direitos humanos, informa o diretor.

Trajetória
Professor Emérito de Direito Internacional da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Augusto Cançado Trindade é também professor honorário de Direito Internacional da Universidade de Utrecht (Países Baixos) e membro honorário da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde obteve doutorado – sua tese, Desenvolvimentos na regra de esgotamento dos recursos internos em Direito Internacional, defendida em 1977, foi agraciada com o Prêmio Yorke.

Detém o título de Doutor Honoris Causa em universidades de países como Chile, Peru, Paraguai, Argentina, Grécia, Espanha e Índia. Foi professor de Direito Internacional na Academia Diplomática Rio Branco (Brasil).

Tem atuado como professor convidado e professor visitante em universidades de diversos países da Europa, das Américas e da Ásia, assim como docente nos cursos anuais de Direito Internacional organizados pela Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA) e nas sessões anuais de estudo do Instituto Internacional de Direitos Humanos (França), instituição na qual é titular da cadeira Fondation Roi Baudouin, e na Academia de Direito Internacional Humanitário.

Na eleição para integrar o Tribunal da Haia, obteve a maior votação já recebida por um magistrado na história da instituição. Na Corte Interamericana de Direitos Humanos, é hoje reconhecido internacionalmente por fortalecer a proteção dos direitos da pessoa humana. 

da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...