Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE TRANSFERÊNCIA DE ATENDIMENTO DE SAÚDE PARA A COLÔNIA SANTA FÉ


Aconteceu na noite da última quarta-feira, 13, a Audiência Pública “Serviços de Saúde que estão sendo e outros que passarão a ser realizados na FHEMIG (Casa de Saúde Santa Fé). 

A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Helder da Fonseca Reis, presidente; Werbinho, relator e Eder da TNT, membro da Comissão.


Nenhum dos quatro palestrantes convidados compareceu. Maria Angélica Raphael, presidente da União Tricordiana das Associações de Moradores (UTAM); Roberto Rodrigues Corrêa, diretor Hospitalar da Casa de Saúde Santa Fé; Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves, secretária Municipal de Saúde, justificaram a ausência.

Objetivo da audiência foi ouvir a opinião da população quanto a transferência de serviços de saúde para a Colônia Santa Fé. O vereador Eder da TNT acredita que a população deve ser ouvida para que a decisão de transferência seja tomada,pois ele acredita que principalmente a população mais carente terá dificuldades de se deslocar até a Colônia.

Eder (foto) apresentou um slide com o mapa de Três Corações e demonstrou que a região mais carente da cidade, como o Cinturão Verde, fica a 12km de distância da Colônia e que para quem não tem carro, o deslocamento será dificultado. 

Eder acredita que o atendimento deve estar mais próximo da população mais carente.

O vereador Werbinho também se posicionou quanto a eficiência da transferência de atendimento para a Colônia. Ele disse caso a gratuidade da passagem de ônibus para levar pacientes até o local, por algum motivo, não seja mantida, a população mais carente certamente será a mais impactada e terá dificuldades de se deslocar até a Colônia.

O vereador Helder se posicionou favorável à transferência por considerar a estrutura do local mais adequada para o atendimento e que a aquisição de veículos para transporte de pacientes pode ser uma das soluções de transporte.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, também presente na Audiência, acredita que a estrutura da Colônia seja adequada, mas que a realidade da população e dos funcionários deve ser levada em consideração antes da decisão final sobre a transferência dos serviços para a Colônia Santa Fé.

Funcionários da área de Saúde do município, que participaram da Audiência, apresentaram queixas quanto à situação dos servidores e das condições de trabalho no setor. 

Apesar das questões não serem relativas especificamente ao assunto da Audiência, foram de grande importância para que os vereadores tivessem ciência dos problemas enfrentados por estes profissionais e para que garantissem providências quanto às questões levantadas.

A Comissão de Saúde se reúne todas as quartas, às 13h. Todos que desejarem se manifestar quanto ao assunto debatido, podem entrar em contato com um dos três vereadores integrantes da Comissão.

Atualização - 21 de junho
O Dr. Jacy Nunes Rodrigues Junior, presidente do Conselho Municipal de Saúde, não foi convidado como expositor, conforme informado inicialmente em nota informativa. A correção foi publicada aos 21 de junho de 2018, às 9h45, no site da Câmara Municipal de Três Corações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...