quarta-feira, 24 de novembro de 2021

MUSEU HISTÓRIO DE POUSO ALEGRE DEDICA ESPAÇO PARA RETRATAR A CULTURA NEGRA DE POUSO ALEGRE


O espaço “Memórias da Cultura Negra de Pouso Alegre”, no Museu Histórico Tuany Toledo (MHTT), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, reúne fotos que contam a história de luta do movimento negro no município, desde o início do século XX, na busca de atingir os direitos e o reconhecimento da sociedade.

Um grupo de negros fundou o Clube 28 de Setembro em 1904. Entre os fundadores, estavam Isidoro da Silva Cobra e Mirabeau Ludovico, muito conhecidos na cidade. O clube possuía escola, banda musical e um grupo de teatro, ajudando negros a conquistarem novos espaços na sociedade.

“Neste espaço criado recentemente, procuramos retratar algumas das memórias da cultura negra de Pouso Alegre, com a história da luta do movimento negro para alcançar direitos e pelo reconhecimento de sua cultura junto à comunidade local”, explica o diretor do Museu Tuany Toledo, Mayke Riceli.

O Dia da Consciência Negra foi celebrado no último sábado, dia 20, em todo o país em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Em Pouso Alegre, a Câmara de Vereadores instituiu o Dia da Consciência Negra como feriado municipal em 2015.

Nenhum comentário: