
Em 2007 a safra de café dos pequenos produtores ultrapassou as 10 mil sacas, com uma média de 14,5 sacas por hectare. Para a safra de 2008 a expectativa é de resultados ainda melhores, garante Magno Reis, coordenador do projeto. "Temos, atualmente, 200 pequenos produtores cadastrados, totalizando cerca de 2 milhões de pés de café plantados em 686 hectares", explica.
O Força Café abrange plantações localizadas em Santo Antônio do Amparo e nos distritos de São Sebastião da Estrela, Guarita, Baliza, Caridades de Cima e de Baixo e no Caxambu. Podem participar produtores com no máximo 10 hectares de terra. Todos têm acesso gratuito a orientações técnicas pelo agrônomo Patrick Avelar Carvalho, além de cursos e palestras sobre diversos temas. Outra vantagem em participar do projeto está na aquisição de adubos. Em 2007, o Força Café adquiriu 450 toneladas de adubo, direto da fábrica, a preço mais acessível devido ao grande volume.
Programas para crianças e jovens
Paralelamente ao apoio para a produção sustentável de café em Santo Antônio do Amparo, o Força Café desenvolve outros dois programas: "Projeto Crescendo Para a Vida", dirigido à crianças de 5 a 12 anos e "Projeto de Vida", direcionado a jovens de 14 a 17 anos.
O Projeto Crescendo Para a Vida conta com a participação da psicóloga Angélica Gonzaga. Semanalmente, munida de brinquedos, material pedagógico e lanches, ela percorre as comunidades rurais, realizando um importante trabalho com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário