sábado, 10 de maio de 2008

PRIMEIRA MÃO: PROJETO SOCIAL FORTALECE PEQUENOS CAFEICULTORES

O "Força Café" é um projeto desenvolvido em Santo Antônio do Amparo pela Fundação Hans Neumann Stiftung, que faz parte do grupo Neumann Kaffed Gruppe (NKG). Concluindo seu primeiro de atividades junto aos pequenos produtores do município, o Força Café comemora resultados positivos.


Em 2007 a safra de café dos pequenos produtores ultrapassou as 10 mil sacas, com uma média de 14,5 sacas por hectare. Para a safra de 2008 a expectativa é de resultados ainda melhores, garante Magno Reis, coordenador do projeto. "Temos, atualmente, 200 pequenos produtores cadastrados, totalizando cerca de 2 milhões de pés de café plantados em 686 hectares", explica.



O Força Café abrange plantações localizadas em Santo Antônio do Amparo e nos distritos de São Sebastião da Estrela, Guarita, Baliza, Caridades de Cima e de Baixo e no Caxambu. Podem participar produtores com no máximo 10 hectares de terra. Todos têm acesso gratuito a orientações técnicas pelo agrônomo Patrick Avelar Carvalho, além de cursos e palestras sobre diversos temas. Outra vantagem em participar do projeto está na aquisição de adubos. Em 2007, o Força Café adquiriu 450 toneladas de adubo, direto da fábrica, a preço mais acessível devido ao grande volume.



Programas para crianças e jovens
Paralelamente ao apoio para a produção sustentável de café em Santo Antônio do Amparo, o Força Café desenvolve outros dois programas: "Projeto Crescendo Para a Vida", dirigido à crianças de 5 a 12 anos e "Projeto de Vida", direcionado a jovens de 14 a 17 anos.


O Projeto Crescendo Para a Vida conta com a participação da psicóloga Angélica Gonzaga. Semanalmente, munida de brinquedos, material pedagógico e lanches, ela percorre as comunidades rurais, realizando um importante trabalho com as crianças.

Nenhum comentário: