
A Escola Municipal Professora Cândida Junqueira, de Três Corações (MG), receberá prêmio em dinheiro para a implantação de um projeto de intervenção sustentável no bairro Odilon Rezende, localizado às margens do Rio do Peixe. Este é um dos dez projetos escolares que serão contemplados no próximo dia 20, na capital paulista, durante a entrega do "Prêmio Minha Comunidade Sustentável", promovido pela revista Carta na Escola em parceria com a organização não-governamental Ação Educativa. A escola de Três Corações é a única de Minas a ser premiada.
A escola de Três Corações é uma das vencedoras na categoria com orçamento entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. O projeto “Caic e Odilon – juntos construindo o bem viver” propõe um trabalho conjunto de intervenção no bairro Odilon Rezende envolvendo alunos e comunidade. Os objetivos são: viabilizar a arborização dos limites das escolas Caic e do bairro Odilon; promover a revitalização do trecho do Rio do Peixe e realizar a coleta do óleo vegetal utilizado pelos moradores para evitar que seja despejado nas águas correntes. Estão previstas ainda a implantação de um viveiro de mudas e de árvores e a realização de oficinas técnico-artesanais.
O Prêmio Minha Comunidade Sustentável foi criado com o objetivo de estimular a criação e a execução de práticas sustentáveis que provoquem – a partir de um processo educativo - transformações no cotidiano das instituições de ensino e da própria comunidade. Cerca de 500 projetos vinculados a escolas públicas e privadas participaram da disputa.
O processo de implantação das propostas pelas escolas premiadas deve ocorrer no período de fevereiro a julho de 2009 e terá o acompanhamento de representantes da ONG Ação Educativa. “Com o Prêmio Minha Comunidade Sustentável nós tentamos mobilizar professores e alunos em torno de um projeto que tenha permanência. A premiação é só um primeiro passo. A partir daí, as escolas têm todo um cronograma para realizar o que foi proposto”, explica o redator-chefe de Carta na Escola, Ricardo Prado.
Comentários